Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51753
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Resenha O discurso oculto nas artes da resistência |
Authors: | Cândido, Tyrone Apollo Pontes |
Keywords: | Relações de classes;Formas de resistência;Scott, James C., 1936- |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Revista Em Perspectiva |
Citation: | CÂNDIDO, Tyrone Apollo Pontes. O discurso oculto nas artes da resistência. Revista Em Perspectiva, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 274-280, 2017. Resenha da obra de: SCOTT, James C. A dominação e a arte da resistência: discursos ocultos. Tradução de Pedro Serras Pereira. Lisboa/Fortaleza: Livraria Letra Livre/Plebeu Gabinete de Leitura, 2013. 340p. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com o recente lançamento de A dominação e a arte da resistência pela livraria Letra Livre de Portugal (especializada em escritos libertários) podemos enfim dispor em língua portuguesa de uma das principais obras de James C. Scott. Até então os interessados nas ideias deste autor no Brasil tivemos de nos contentar com as traduções de uns poucos artigos publicados em periódicos acadêmicos. Há cinco décadas James C. Scott, professor de Ciência Política e Antropologia da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, vem produzindo uma extensa obra que abrange diferentes campos de estudos, como economia política, relações agrárias, hegemonia e formas de resistência, política camponesa e, mais recentemente, anarquismo. Entre os seus livros mais importantes estão: The moral economy of the peasant (1979), Weapons of the weak (1985), Seeing like a state (1998) e The art of not being governed (2009). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51753 |
ISSN: | 2448-0789 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_art_tapcandido.pdf | 207,29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.