Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51721
Tipo: Artigo de Evento
Título: Estratégias de ensino de língua inglesa para crianças: uma educação bilingue
Autor(es): Maruyama, Gabriela Alencar
Carneiro, Monica Fontenelle
Palavras-chave: Linguística Aplicada;Ensino/aprendizagem de LE/LA;Educação bilíngue
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Pedro & João Editores
Citação: MARUYAMA, Gabriela Alencar, CARNEIRO,Monica Fontenelle. Estratégias de ensino de língua inglesa para crianças: uma educação bilingue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.837-852.
Resumo: A procura por escolas bilíngues e cursos de inglês especializados para crianças tem aumentado significativamente em São Luís/MA. O presente estudo tem como objetivo investigar o ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional para crianças na primeira infância, com especial foco nas estratégias facilitadoras desse processo. Fundamenta-se nos conceitos de língua materna (MUES,1970 apud SPINASSÉ, 2006), segunda língua (BALBONI, 1995), assim como na teoria de Lenneberg (1967) sobre o período crítico de aprendizagem da criança e na diferenciação entre segunda língua e língua estrangeira estabelecida por Elis (1986). Nessa pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória, compõem nosso corpus os materiais didáticos (e estratégias nele previstas e recomendadas) adotados por uma escola bilíngue de São Luís/MA. Constituído o corpus, passamos à análise das estratégias recomendadas para cada conteúdo, no intuito de identificar aspectos positivos e negativos e eventuais lacunas, além de destacar aquelas que o exame sugere como facilitadoras do ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional para crianças na primeira infância, por contribuírem para o envolvimento direto do aprendiz nesse processo. Os resultados iniciais apontam dificuldades relativas ao esclarecimento sobre o uso de algumas estratégias e sua adequação à faixa etária a que se destinam, assim como aquelas referentes ao conteúdo a ser ministrado, como decorrência das especificidades exigidas pela legislação brasileira.
URI: 978-85-7993-433-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51721
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_mfcarneiro2.pdf181,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.