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dc.contributor.authorMaruyama, Gabriela Alencar-
dc.contributor.authorCarneiro, Monica Fontenelle-
dc.date.accessioned2020-05-14T14:21:21Z-
dc.date.available2020-05-14T14:21:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARUYAMA, Gabriela Alencar, CARNEIRO,Monica Fontenelle. Estratégias de ensino de língua inglesa para crianças: uma educação bilingue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.837-852.pt_BR
dc.identifier.uri978-85-7993-433-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51721-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPedro & João Editorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagem de LE/LApt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleEstratégias de ensino de língua inglesa para crianças: uma educação bilinguept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA procura por escolas bilíngues e cursos de inglês especializados para crianças tem aumentado significativamente em São Luís/MA. O presente estudo tem como objetivo investigar o ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional para crianças na primeira infância, com especial foco nas estratégias facilitadoras desse processo. Fundamenta-se nos conceitos de língua materna (MUES,1970 apud SPINASSÉ, 2006), segunda língua (BALBONI, 1995), assim como na teoria de Lenneberg (1967) sobre o período crítico de aprendizagem da criança e na diferenciação entre segunda língua e língua estrangeira estabelecida por Elis (1986). Nessa pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória, compõem nosso corpus os materiais didáticos (e estratégias nele previstas e recomendadas) adotados por uma escola bilíngue de São Luís/MA. Constituído o corpus, passamos à análise das estratégias recomendadas para cada conteúdo, no intuito de identificar aspectos positivos e negativos e eventuais lacunas, além de destacar aquelas que o exame sugere como facilitadoras do ensino/aprendizagem de língua estrangeira/adicional para crianças na primeira infância, por contribuírem para o envolvimento direto do aprendiz nesse processo. Os resultados iniciais apontam dificuldades relativas ao esclarecimento sobre o uso de algumas estratégias e sua adequação à faixa etária a que se destinam, assim como aquelas referentes ao conteúdo a ser ministrado, como decorrência das especificidades exigidas pela legislação brasileira.pt_BR
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