Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo
Autor(es): Silva, Ana Lúcia Rocha
Carneiro, Monica Fontenelle
Palavras-chave: Língua portuguesa;Ensino;Tecnologia
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Pedro & João Editores
Citação: SILVA, Ana Lúcia Rocha; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.270-279.
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o ensino da língua portuguesa na atualidade, pontuando sobre o uso dos métodos tradicionais quando confrontados com as novas tecnologias e as diversas mídias. Pretendemos conduzir uma reflexão sobre o fazer pedagógico do professor de língua materna, entendendo que essa prática constitui-se um desafio muito grande para o professor da sociedade em que vivemos, visto que é preciso se estabelecer ligações entre o ensino da língua materna e o contexto social do aluno. Diante da atual conjuntura, o professor tem um papel preponderante; pois, ele não está para tão somente formar profissionais com conhecimentos em matérias específicas e, em se tratando de ensino de língua materna, a responsabilidade é ainda maior – ensinar a língua materna, língua com a qual o aluno se comunica, respeitando o conhecimento prévio, o conhecimento de mundo, objetivando contribuir para a sua formação, é uma tarefa que envolve desenvolvimento de habilidade para ler, interpretar, questionar, interagir, em suma, comunicar-se com o seu mundo, preparando-o para o exercício pleno da cidadania. Assim, tomamos como ponto de partida para este estudo os resultados obtidos através de um questionário aplicado nas escolas de nível médio, onde os alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão realizam o estágio supervisionado. Como âncoras tivemos os documentos oficiais (PCNs, 2000) e os teóricos seguintes: Bezerra (2007), Cosson (2009), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Neves (2005), Possenti (1998) e Rossi (2005).
URI: 978-85-7993-433-9
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_mfcarneiro.pdf161 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.