Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Lúcia Rocha | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Monica Fontenelle | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T13:42:14Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14T13:42:14Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Lúcia Rocha; CARNEIRO, Monica Fontenelle. Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LETRAS, 1., 23-25. ago. 2017. jun.2016. Bacabal (MA), Anais... São Paulo (SP): Pedro & João Editores, 2017. p.270-279. | pt_BR |
dc.identifier.uri | 978-85-7993-433-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51716 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pedro & João Editores | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua portuguesa: reflexões sobre a prática e os desafios do mundo contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como proposta analisar o ensino da língua portuguesa na atualidade, pontuando sobre o uso dos métodos tradicionais quando confrontados com as novas tecnologias e as diversas mídias. Pretendemos conduzir uma reflexão sobre o fazer pedagógico do professor de língua materna, entendendo que essa prática constitui-se um desafio muito grande para o professor da sociedade em que vivemos, visto que é preciso se estabelecer ligações entre o ensino da língua materna e o contexto social do aluno. Diante da atual conjuntura, o professor tem um papel preponderante; pois, ele não está para tão somente formar profissionais com conhecimentos em matérias específicas e, em se tratando de ensino de língua materna, a responsabilidade é ainda maior – ensinar a língua materna, língua com a qual o aluno se comunica, respeitando o conhecimento prévio, o conhecimento de mundo, objetivando contribuir para a sua formação, é uma tarefa que envolve desenvolvimento de habilidade para ler, interpretar, questionar, interagir, em suma, comunicar-se com o seu mundo, preparando-o para o exercício pleno da cidadania. Assim, tomamos como ponto de partida para este estudo os resultados obtidos através de um questionário aplicado nas escolas de nível médio, onde os alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão realizam o estágio supervisionado. Como âncoras tivemos os documentos oficiais (PCNs, 2000) e os teóricos seguintes: Bezerra (2007), Cosson (2009), Garcez (2001), Marcuschi (2007), Neves (2005), Possenti (1998) e Rossi (2005). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_mfcarneiro.pdf | 161 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.