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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51680
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: análise de crenças no contexto público escolar |
Autor(es): | Serpa, Maria Teresa Sousa |
Palavras-chave: | Crenças;Ensino e aprendizagem de língua inglesa;Autonomia do aprendiz |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | ABRALIN |
Citação: | SERPA, Maria Teresa Sousa. Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira: análise de crenças no contexto público escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 9., 25 -28 fev. 2015. Belém (PA), Anais...Belém (PA): ABRALIN, 2015. p.1993-2007. |
Resumo: | Esta pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista (BOGDAN; BIKLEN, 1994); (BORTONI-RICARDO, 2008) consiste em uma investigação sobre as crenças dos educandos, professores e gestores em três escolas públicas do ensino fundamental na cidade de São Luís do Maranhão. Tem como objetivo, compreender as influências das crenças sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa e suas implicações no desenvolvimento da autonomia dos educandos nos discursos dos estudantes do oitavo ano do ensino fundamental, dos professores de língua inglesa, e gestores escolares. A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: questionário com escala baseado no inventário de crenças BALLI (Beliefs About Language Learning Inventory), questionários fechados e mistos, entrevista-semiestruturada e observação. O referencial teórico baseou-se nos estudos de Barcelos (1995, 2001, 2004, 2011); Alanen (2003); Silva (2005, 2007); Almeida Filho (2010), Dufva (2003), Bakhtin (2009), Faraco (2009); Brait (2005); autonomia do aprendiz, Dickinson (1987); Freire (1996); Benson (2006, 2008) dentre outros. Os resultados apontaram a presença de crenças em todos os grupos que sugerem promover e inibir a autonomia dos educandos no processo de aprendizagem da língua inglesa. O grupo dos professores e gestores apresentaram crenças desfavoráveis quanto à promoção da autonomia do educandos, sobretudo, a forma como os educandos são percebidos diante do processo de aprendizagem da língua inglesa. Em contrapartida, os educandos apresentaram crenças que estimulam a autonomia no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os resultados destacaram a abordagem de aprender dos educandos como fator fundamental para a influência das crenças sobre a abordagem de ensinar do professor e dos gestores quanto ao ensino e aprendizagem do idioma inglês na escola pública. Por outro lado, a abordagem de ensinar do professor destacou-se entre outros fatores, nas verbalizações dos educandos, como uma das forças preponderante na influência, formação e legitimação das crenças sobre o ensino e aprendizagem do idioma inglês no contexto escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51680 |
ISSN: | 2179 7145 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
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