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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51644
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Sob a perspectiva do herói: construção do leitor infanto juvenil de Harry Poter e a Pedra Filosofal. |
Autor(es): | Timbó, Margarida Pontes Coutinho, Fernanda Maria Abreu |
Palavras-chave: | Literatura infanto-juvenil;Leitor contemporâneo;Herói |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFPA |
Citação: | TIMBÓ, Margarida Pontes; COUTINHO, Maria Abreu. Sob a perspectiva do herói: construção do leitor infanto juvenil de Harry Poter e a Pedra Filosofal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 4., 24 -27de abr.2013. Belém (PA), Anais...Belém (PA):UFPA, 2013. p.377-385. |
Resumo: | Esta comunicação procura adequar-se à proposta do Simpósio Temático 15, intitulado ―Que leitor é esse? Narrativas infantojuvenis e contemporaneidade‖, do IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia –IV CIELLA. Nesse sentido, objetiva perceber como a leitura, sobretudo, a das narrativas contemporâneas, torna-se fluida ao permitir uma discussão apurada, tendo em vista a postura e ótica do herói. Além disso, o trabalho também se interessa em demonstrar a forma pela qual se processa a recepção destes textos literários na atualidade, especialmente, devido ao poder das mídias digitais em fortalecer as imagens do herói. A pesquisa, de caráter teórico-bibliográfico, pautou-se em autores como Umberto Eco (2004), Flávio Martins Carneiro (2010), Hunt (2010) dentre outros que se preocupam com a construção do leitor e do herói moderno. Atrelada a esta ideia, discutiremos como o leitor contemporâneo percebe o personagem das narrativas e com ele interage. Assim sendo, serve decorpusliterário para este estudo o livroHarry Potter e a pedra filosofal(2000), da escritora britânica J.K. Rowling. Através da atuação de Harry, herói do referido romance, traçaremos pontos tangentes e divergentes acerca de sua relação com o leitor, sobretudo, elencando dados da infânciaeda mitologia clássica que construíram empatia no público ledor infantojuvenil da contemporaneidade. |
Abstract: | This speech tries to fit in with the purpose of the Thematic Symposium 15, whose title is ―What reader is this? Childlike and youthful narratives and contemporaneity‖, from the IV International Congress of Linguistic and Literary Studies in the Amazon-IV CIELLA. Thus, this work has the objective of realizing like the reading, especially of the contemporary narratives, becomes fluid when let us a solid discussion, considering the posture and the optics of the hero. Besides, the works also owns the interest of demonstrating the form through the receptionof these literary texts happens nowadays, especially because of the power of the digital media to reinforce the hero‘s image. The research, of theoretical-bibliographic character, was based on authors like Umberto Ecco (2004), Flávio Martins (2010), Hunt (2010), among others who think over the building of the modern reader and the modern hero. With this idea, we will discuss like the contemporary reader realizes the character of the narratives and interacts with him. Thus, the literary corpus of this studyis the book Harry Poter and the philosopher‘s stone(2000), by the British writer J. K. Rowling. Through the performance of Harry, hero of the mentioned novel, we will draw up convergent and divergent points concerning his relation with the reader, especially, selecting pieces of information of the childhood and of the classic mythology that built empathy with the childlike and youthful reader public of nowadays. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51644 |
ISBN: | 978-85-67747-09-5. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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