Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51635
Type: Artigo de Periódico
Title: A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado
Title in English: Collaborative writing on Google Docs: a teaching proposal of a factual recount in a high school integrated technical course
Authors: Dantas, Sabrina Guedes Miranda
Lima, Samuel de Carvalho
Keywords: Teoria Sociocultural;Aprendizagem de Segunda Língua;Ensino de escrita online;Dialogismo;Teoria da Escrita Processual;Escrita Colaborativa Online
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Diálogo das Letras
Citation: DANTAS, Sabrina Guedes Miranda; LIMA, Samuel de Carvalho. A escrita colaborativa no Google Docs: uma proposta de ensino do gênero textual factual recount no ensino técnico de nível médio integrado. Revista Diálogo das Letras, Pau dos Ferros (RN), v. 8, n. 3, p. 157-176, set./dez. 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo objetiva apresentar uma proposta de ensino de escrita do gênero textual factual recount através Google Docs, para o contexto de cursos técnicos de nível médio integrado. Quanto à base teórico-metodológica, buscamos aproximar a Teoria Sociocultural e a Aprendizagem de Segunda Língua (LANTOLF; THORNE, 2006) do conceito de diálogo (BAKHTIN, 2006), assim como amparamo-nos na Teoria de Escrita Processual (FLOWER; HAYES, 1981), e na abordagem da Escrita Colaborativa Online (YIM; WARSCHAUER, 2017). Ademais, refletimos sobre os documentos norteadores para o Ensino Médio Técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática. A pesquisa resultou no desenho de uma sugestão de ensino complementar para a disciplina de Língua Inglesa, tencionando fomentar práticas de linguagem escrita no ambiente digital através de sessões colaborativas de planejamento, tradução e reescrita.
Abstract: This article aims to present a teaching proposal of writing of the textual genre factual recount through Google Docs, for the context of High School integrated technical courses. In our theoretical-methodological bases, we seek to interweave the Sociocultural Theory and Second Language Learning (LANTOLF; THORNE, 2006) with the definition of dialogue (BAKHTIN, 2006). We also rely on the Process Writing Theory (FLOWER; HAYES, 1981) and the Online Collaborative Writing approach (YIM; WARSCHAUER, 2017). Based on those assumptions, we reflect on the guiding documents which orient Technical High School, namely the National Curricular Guidelines, the Common Curricular National Base and the Pedagogical Project of the Informatics Course. The research resulted in the design of a complementary teaching proposal to the English language subject, aiming for the organization of written language practices in the digital environment through collaborative planning, translation and rewriting sessions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51635
ISSN: 2316-1795
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_sgmdantassclima.pdf282,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.