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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51607
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A ordem de cláusulas hipotáticas adverbiais temporais no espanhol mexicano oral e suas motivações discursivas, semânticas e sociais |
Título en inglés: | The order of temporal adverbial hipotatic clauses in oral mexican spanish language and its discoursive, semantical and social motivations |
Autor : | Cavalcante, Sávio André de Souza Cavalcante |
Palabras clave : | Sociolinguística Variacionista;Orações Temporais em Espanhol;Ordem de constituintes oracionais |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | UFF |
Citación : | CAVALCANTE, Sávio André de Souza. A ordem de cláusulas hipotáticas adverbiais temporais no espanhol mexicano oral e suas motivações discursivas, semânticas e sociais. In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA CONECTIVOS E CONEXÃO DE ORAÇÕES, 1., 8-10 jul.2016, Niteroi, Anais...Niteroi: UFF, 2016. p. 39- 61. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivamos analisar, no Corpus Sociolinguístico de la Ciudad de México (CSCM), as motivações para a ordem variável (anteposição, intercalação e posposição) das orações temporais, sob aporte da sociolinguística variacionista (LABOV, 1978, 1983[1972], 1994, 2001) e do funcionalismo linguístico (HAIMAN; THOMPSON, 1984; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014 [1985]; DECAT, 2001; GIVÓN, 2001). Os procedimentos metodológicos envolvem coleta, codificação e análise estatística (software GOLDVARB) (GUY; ZILLES, 2007), considerando-se as variáveis relações lógicosemânticas, funções textual-discursivas, idade e escolaridade do falante. Os resultados de 595 ocorrências apontam preferência pela anteposição (57.6%), condicionada (versus a posposição) por guia (peso 0.966), motivo (0.636), condição (0.572), escolaridade baixa (0.618) e média (0.532). Oposta à intercalação, nenhum fator foi selecionado. Quanto à posposição, são significativos, em oposição à anteposição, os fatores tempo (0.582), concessão (0.552), avaliação (0.993), moldura (0.901), figura (0.727) e escolaridade alta (0.643); em oposição à intercalação, avaliação (0.961), moldura (0.746) e escolaridade alta (0.643). Já a intercalação (versus a posposição) é condicionada pelas variáveis guia (0.988), figura (0.515), escolaridade baixa (0.629) e média (0.546), mas, oposta à anteposição, nenhum fator foi selecionado. Percebe-se que as orações antepostas servem para guiar o ouvinte, e as pospostas, para emoldurar eventos ou expressar avaliações |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51607 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Trabalhos apresentados em eventos |
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