Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51580
Tipo: TCC
Título: A pesquisa como princípio educativo: as potencialidades do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) e a Cultura Científica na EMTI José Valdo Ribeiro Ramos em Fortaleza - CE
Autor(es): Alves, Yara Neuma de Souza
Orientador: Oliveira, Alexandra Maria de
Palavras-chave: Educação;Currículo;NTPPS;Cultura Científica
Data do documento: 2019
Citação: ALVES, Yara Neuma de Souza. A pesquisa como princípio educativo: as potencialidades do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) e a Cultura Científica na EMTI José Valdo Ribeiro Ramos em Fortaleza - CE. Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Ceará, em 2019, como requisito para obtenção do título de licenciado em Geografia.
Resumo: Com as mudanças no âmbito da educação como novas políticas de reorganização do currículo no ensino básico, sobretudo a proposta feita pelo Instituto Ayrton Senna implementada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará em decorrência das tendências recomendadas pela UNESCO, tem-se o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Prática Social (NTPPS) como um componente curricular implementado nas escolas de tempo integral do ensino médio no estado do Ceará. O núcleo promove práticas a fim de contemplar competências socioemocionais e cognitivas por meio da pesquisa e do trabalho como princípio educativo. O presente trabalho tem como objetivo compreender a relação do NTPPS com a iniciação científica no ensino médio da escola EMTI José Valdo Ribeiro Ramos, Fortaleza - CE. O procedimento metodológico se deu em uma abordagem qualitativa, bem como uma observação participante por meio de um acompanhamento sistemático como visitas semanais à escola, roda de conversa, formações do núcleo, avaliação dos trabalhos de pesquisa produzidos, entrevistas dentre outras intervenções. Os resultados obtidos no âmbito das competências socioemocionais e cognitivas foram satisfatórios, pois desperta no aluno um caráter cidadão e crítico do meio em que ele vive, traz o aluno pesquisador e o familiariza no âmbito da produção do conhecimento científico.
Abstract: With changes in ambit of education as new policies for reorganizing the curriculum in primary education, above all the proposal made by the Ayrton Senna Institute implemented by Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), as a result of UNESCO recommended trends, have the Work nucleus, Research and Social Practice (NTPPS) as a curricular component implemented in full-time high schools in state of Ceará. The nucleus promotes practices to contemplate social-emotional and cognitive competences through research and work as an educational principle. The present work aims to understand the relationship of the Work nucleus, Research and Social Practice (NTPPS) with scientific initiation in high school at EMTI José Valdo Ribeiro Ramos School, Fortaleza – CE. The methodological procedure was based on a qualitative approach as a participant observation through systematic monitoring such as weekly visits to the school, conversation circle, and training nucleus, evaluation of the works produced, interviews and other interventions. The results obtained in the scope of socio-emotional and cognitive were satisfactory, because it awake in the student a citizen character and critical of the environment in which they lives, brings the student researcher and familiarizes him in the production of scientific know.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51580
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Artigo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_ynsalves.pdf275,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.