Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51520
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Propostas de atividades para promoção da interação aluno/computador no ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa na educação a distância |
Título em inglês: | Activity proposals to promote the student/computer interaction in the teaching of oral comprehension and production in English in Distance Education |
Autor(es): | Lima, Samuel de Carvalho Araújo, Júlio César Rosa de |
Palavras-chave: | Linguística Aplicada;Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);Ensino-aprendizagem de línguas |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Veredas - Revista de Estudos Linguísticos |
Citação: | LIMA, Samuel de Carvalho; ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Propostas de atividades para promoção da interação aluno/computador no ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa na educação a distância. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora (MG), v. 20, n. 1, p. 59-70, 2016. |
Resumo: | Como se caracteriza o ensino da compreensão e produção oral em língua inglesa na EaD? Aproximamos quatro abordagens teóricas sobre proposta de atividade e, à luz dessas teorias, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa cujo corpus foi constituído por 41 propostas de atividades on-line praticadas em uma disciplinada graduação semipresencial Letras/Inglês, ofertada pela Universidade Federal do Ceará. Pela análise identificamos 27 propostas de atividades on-line do tipo exercício para promoção da interação aluno/computador. As características encontradas foram: carência de contextualização; ausência da interação social; contato limitado e controlado com formas linguísticas; prática através da repetição. |
Abstract: | How is the teaching of oral comprehension and production in English in distance education characterized? We approached four theoretical background towards activity proposals and, in light of these theories we developed a qualitative research in which we analyzed a corpus consisted of 41 online activities proposals practiced in a course from a blended undergraduate course in Letters/English offered by the Federal University of Ceará. Through data analysis we identified 27 online activities proposals of exercises for the promotion of student/computer interaction. Their characteristics were: lack of contextualization; lack of social interaction; limited and controlled contact with linguistic forms; practice through repetition. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51520 |
ISSN: | 1982-2243 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_sclimajcraraujo.pdf | 527,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.