Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51495
Tipo: Tese
Título: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na avaliação da aprendizagem de alunos Cegos nas Escolas Especiais em Fortaleza-CE
Autor(es): Juvêncio, Vera Lúcia Pontes
Orientador: Viana, Tania Vicente
Coorientador: Leite, Raimundo Hélio
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem;Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS);Escola Especial;Aluno Cego
Data do documento: 2019
Citação: JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) na avaliação da aprendizagem de alunos Cegos nas Escolas Especiais em Fortaleza-CE 2019. 239f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Todos devem ter a oportunidade de se beneficiar da Educação, sendo esta imprescindível para a autonomia e a cidadania, com o devido respeito à diversidade dos educandos. A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) se exprime como senda promissora para a implementação e consolidação de um sistema educacional inclusivo, pelas suas possibilidades inesgotáveis de produção de recursos, tornando mais fácil o acesso às informações e geração de conhecimentos (GIROTO; POKER; OMOTE, 2012). A avaliação da aprendizagem é um aporte do professor, tornando possível compreender o desempenho dos alunos e conseguir orientá-los para a melhoria do aprendizado, bem como as informações acerca do desenvolvimento conquistado pelo educando. Com efeito, a fundamentação do estudo foi norteada na contribuição de Vygotsky, com seus estudos acerca da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esta pesquisa objetiva, então, avaliar o uso de TICs no rendimento da aprendizagem de alunos cegos nas escolas especiais em Fortaleza-CE. Especificamente, intenciona: i) verificar se existe infraestrutura suficiente de acesso à tecnologia no que diz respeito à avaliação da aprendizagem para cegos nessas instituições; ii) identificar os recursos de acessão à tecnologia ofertados por essas instituições com vistas a garantir a acessibilidade na avaliação da aprendizagem para os alunos cegos; iii) verificar se os professores e estudantes fazem bom uso de computadores e demais aparatos das TICs na avaliação da aprendizagem; e iv) coletar sugestões para a melhoria dos procedimentos de avaliação da aprendizagem com base no uso das TICs. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida durante o período de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2019, nas escolas especiais na cidade de Fortaleza-CE e em outra instituição que colabora nos processos educacionais dos alunos. As amostras são intencionais e constituídas por 38 pessoas. O ambiente investigativo foi composto por três escolas especiais para cegos instaladas em Fortaleza-CE, duas públicas (esferas municipal e estadual) e uma entidade filantrópica, bem como o Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, roda de conversa em grupo focal e a observação, além da análise de documentos e levantamento de softwares e equipamentos de Tecnologia da Informação, bem como outras tecnologias assistivas. A análise das informações efetivou-se à luz da Hermenêutica, com o auxílio do Atlas.TI, software especializado em pesquisa qualitativa. Com a finalidade de assegurar a interpretação dos fenômenos humanos, que se revelam, principalmente, pela linguagem, foi utilizada a proposta de Wilhelm Dilthey e Hans-Georg Gadamer, com a fusão dos horizontes. Conclui-se do estudo que as TICs colaboram positivamente para a avaliação da aprendizagem dos alunos cegos, principalmente com vistas a facilitar a comunicação, permitindo a melhoria do relacionamento desse público com o uso dos computadores. Cada escola disponibiliza uma sala de informática e um(a) professor(a) exclusivo(a) da área, para, juntamente com o(a) professor(a) regente da turma, facilitarem a aprendizagem, recorrendo à tecnologia digital. Os recursos de acesso às tecnologias, ofertados pelas escolas, garantem a acessibilidade na avaliação da aprendizagem dos alunos cegos, porém poderiam ser mais bem utilizados, com o escopo de alinhar ainda mais ao conteúdo dado em sala de aula ou até de levar a aprendizagem até ali, assim como são utilizados, normalmente, a reglete, o punção e a máquina Perkins para a escrita e a leitura em braile.
Abstract: Everyone should have the opportunity to benefit from Education, which is essential for autonomy and citizenship, with due respect for the diversity of students. Information and Communication Technology (ICT) expresses itself as a promising path for the implementation and consolidation of an inclusive educational system, due to its inexhaustible possibilities of producing resources, making it easier to access information and generate knowledge (GIROTO; POKER; OMOTE, 2012). The assessment of learning is a contribution of the teacher, making it possible to understand the performance of students and to be able to guide them towards improving learning, as well as information about the development achieved by the student. Indeed, the foundation of the study was guided by Vygotsky's contribution, with his studies on the Zone of Proximal Development (ZDP). This research aims, then, to evaluate the use of ICTs in the learning performance of blind students in special schools in Fortaleza-CE. Specifically, it intends to: i) verify that there is sufficient infrastructure for access to technology with regard to the assessment of learning for the blind in these institutions; ii) identify the resources for accessing technology offered by these institutions in order to ensure accessibility in the assessment of learning for blind students; iii) verify that teachers and students make good use of computers and other ICT devices in the assessment of learning; and iv) collect suggestions for improving learning assessment procedures based on the use of ICTs. For this purpose, a qualitative research was carried out, developed during the period from February 2016 to February 2019, in special schools in the city of Fortaleza-CE and in another institution that collaborates in the educational processes of students. The samples are intentional and consist of 38 people. The investigative environment consisted of three special schools for the blind installed in Fortaleza-CE, two public schools (municipal and state) and a philanthropic entity, as well as the Reference Center for Education and Specialized Care of the State of Ceará. The instruments used for data collection were the semi-structured interview, conversation group in focus group and observation, in addition to the analysis of documents and survey of software and information technology equipment, as well as other assistive technologies. The analysis of the information was carried out in the light of Hermeneutics, with the help of Atlas.TI, software specialized in qualitative research. In order to ensure the interpretation of human phenomena, which are revealed mainly by language, the proposal of Wilhelm Dilthey and Hans-Georg Gadamer was used, with the merging of horizons. It is concluded from the study that the ICTs collaborate positively for the evaluation of the learning of the blind students, mainly with a view to facilitate the communication, allowing the improvement of the relationship of this public with the use of computers. Each school has a computer room and an exclusive teacher for the area, so that, together with the teacher responsible for the class, they facilitate learning, using digital technology. The access resources to technologies, offered by schools, guarantee accessibility in the assessment of the learning of blind students, however they could be better used, with the scope of aligning even more with the content given in the classroom or even taking the learning to there, as well as the reglette, the punch and the Perkins machine are normally used for writing and reading in Braille.
Resumen: Todos deberían tener la oportunidad de beneficiarse de la educación, que es esencial para la autonomía y la ciudadanía, con el debido respeto a la diversidad de los estudiantes. La Tecnología de la Información y la Comunicación (TIC) se expresa como un camino prometedor para la implementación y consolidación de un sistema educativo inclusivo, debido a sus inagotables posibilidades de producir recursos, lo que facilita el acceso a la información y la generación de conocimiento (GIROTO; POKER; OMOTE, 2012). La evaluación del aprendizaje es una contribución del maestro, lo que permite comprender el desempeño de los estudiantes y poder guiarlos hacia la mejora del aprendizaje, así como información sobre el desarrollo logrado por el estudiante. De hecho, la base del estudio fue guiada por la contribución de Vygotsky, con sus estudios sobre la Zona de Desarrollo Proximal (ZDP). Esta investigación apunta, entonces, a evaluar el uso de las TIC en el desempeño del aprendizaje de los estudiantes ciegos en escuelas especiales en Fortaleza-CE. Específicamente, tiene la intención de: i) verificar que existe suficiente infraestructura para el acceso a la tecnología con respecto a la evaluación del aprendizaje para ciegos en estas instituciones; ii) identificar los recursos para acceder a la tecnología ofrecida por estas instituciones a fin de garantizar la accesibilidad en la evaluación del aprendizaje para estudiantes ciegos; iii) verificar que los docentes y los estudiantes hagan un buen uso de las computadoras y otros dispositivos TIC para evaluar el aprendizaje; y iv) recopilar sugerencias para mejorar los procedimientos de evaluación del aprendizaje basados en el uso de las TIC. Para ello, se realizó una investigación cualitativa, desarrollada durante el período de febrero de 2016 a febrero de 2019, en escuelas especiales de la ciudad de Fortaleza-CE y en otra institución que colabora en los procesos educativos de los estudiantes. Las muestras son intencionales y consisten en 38 personas. El ambiente de investigación consistió en tres escuelas especiales para ciegos instaladas en Fortaleza-CE, dos escuelas públicas (municipales y estatales) y una entidad filantrópica, así como el Centro de Referencia para Educación y Atención Especializada del Estado de Ceará. Los instrumentos utilizados para la recopilación de datos fueron entrevistas semiestructuradas, conversación y observación de grupos focales, además de análisis de documentos y encuestas de software y equipos de tecnología de la información, así como otras tecnologías de asistencia. El análisis de la información se realizó a la luz de la hermenéutica, con la ayuda de Atlas.TI, software especializado en investigación cualitativa. Para garantizar la interpretación de los fenómenos humanos, que se revelan principalmente por el lenguaje, se utilizó la propuesta de Wilhelm Dilthey y Hans-Georg Gadamer, con la fusión de horizontes. Del estudio se concluye que las TIC colaboran positivamente para la evaluación del aprendizaje de los estudiantes ciegos, principalmente con miras a facilitar la comunicación, lo que permite mejorar la relación de este público con el uso de computadoras. Cada escuela tiene una sala de computadoras y un maestro exclusivo para el área, de modo que, junto con el maestro responsable de la clase, facilitan el aprendizaje, utilizando tecnología digital. Los recursos de acceso a las tecnologías, ofrecidos por las escuelas, garantizan la accesibilidad en la evaluación del aprendizaje de los estudiantes ciegos, sin embargo, podrían utilizarse mejor, con el alcance de alinearse aún más con el contenido impartido en el aula o incluso llevar el aprendizaje a allí, además de la reglette, el punzón y la máquina Perkins, se usan normalmente para escribir y leer en Braille.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51495
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_vlpjuvencio.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.