Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51487
Tipo: | TCC |
Título: | Coral Aparecida: um estudo de caso sobre a contribuição da educação musical no cotidiano de crianças do município de Moraújo/Ce |
Autor(es): | Fernandes, Glória Brenda Marques |
Orientador: | Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
Palavras-chave: | Coral Infantil;Projeto Social;Formação Humana |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | FERNANDES, G. B. M. (2019) |
Resumo: | Esta pesquisa teve como foco de reflexão a experiência vivenciada em um projeto volun tário de educação musical, intitulado “Coral Aparecida”, oferecido para crianças do Município de Moraújo, que fica localizado na Região Norte do estado do Ceará. Este trabalho, de nat ureza qualitativa, buscou compreender o processo de desenvolvimento das crianças. O univ erso desta pesquisa contemplou na sua observação a análise dos discursos das crianças, dos pais/responsáveis e de um professor responsável pelo Coral Aparecida. A metodologi a da pesquisa delineou-se através da modalidade de estudo de caso. Foi realizada a contextualização do grupo foco da pesquisa. Para produção de dados, foram utilizados co mo instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada com o professor, aplicação de ques tionários aos pais e utilização da técnica de Grupo Focal com as crianças do projeto, através de uma roda de conversa, buscando compreender, pela visão dos respondentes, se o Coral Aparecid a contribui no desenvolvimento social, musical e educacional das crianças e, caso exista, como ocorre. Os dados analisados foram categorizados e discutidos a partir das falas recorrentes dos respondentes. Por meio das análises, conclui-se que o aprendizado das crianças ocorre de fat o no Coral Aparecida, através de um ambiente de socialização, onde este fator contribui para o desenvolvimento dos alunos, havendo o engajamento de todos os participantes do projeto, incluindo crianças, pais e professores, resultando numa rede coletiva de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This research focused on reflection on the experience of a voluntary music education proj ect, entitled “Coral Aparecida”, offered to children from the city of Moraújo, located in the northern region of Ceará state. This qualitative work sought to understand the development process of children. The universe of this research contemplated in its observation t he discourse analysis of children, parents/guardians and a teacher responsible for th e Coral Aparecida. The research methodology was outlined through the case study modalit y. The contextualization of the research focus group was performed. For data production, the following instruments were used: semi-structured interview with the teacher, appl ication of questionnaires to parents and use of the Focus Group technique with the proj ect children, through a conversation circle, seeking to understand, from the viewpoint of the respondents, if Coral Aparecida contributes to the social, musical and educational development of ch ildren and, if any, how it occurs. The analyzed data were categorized and discussed from the recurring speeches of the respondents. Through the analysis, it is concluded that the learning of children actually takes place in Coral Aparecida, through a socialization environmen t, where this factor contributes to the students' development, with the invo lvement of all project participants, including children, parents and teachers, resulting in a collective teaching-learning network. |
Descrição: | FERNANDES, G. B. M. Coral Aparecida: um estudo de caso sobre a contribuição da educação musical no cotidiano de crianças do município de Moraújo/Ce. 2019. 67f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51487 |
Aparece nas coleções: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gbmfernandes.pdf | FERNANDES, G. B. M. Coral Aparecida: um estudo de caso sobre a contribuição da educação musical no cotidiano de crianças do município de Moraújo/Ce. 2019. 67f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2019. | 767,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.