Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorBrito, Mariza Angélica Paiva-
dc.contributor.authorCustódio Filho, Valdinar-
dc.contributor.authorSilva, Valney Veras da-
dc.date.accessioned2020-04-24T14:22:21Z-
dc.date.available2020-04-24T14:22:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; SILVA, Valney Veras da. Desafios da Linguística Textual no Brasil. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro (RJ), edição 18, ano 9, n. 1, p. 07-25, fev. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2317-1456-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51416-
dc.description.abstractThis article presents a panoramic view of main aspects in studies on Text Linguistics conducted in Brazil. We start from a general explanation, in which it is emphasized how this field of investigation is conducted in our country. Two main points are addressed: the cognitive and the discursive dimension. Those two points are treated in their relation with correlate scientific fields, such as Sociocognitivism, Analysis of Critical Discourse and the discussion about enunciative heterogeneity. The paper ends with some thoughts about the contributions Text Linguistics gives to teaching and learning of Portuguese practiced in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInterseções: Revista de Estudos Interdisciplinarespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectSociocognitivismopt_BR
dc.subjectAnálise Crítica do Discursopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDesafios da Linguística Textual no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta uma visão panorâmica dos principais aspectos tratados nos estudos em Linguística Textual efetivados no Brasil. Parte-se de uma explanação geral na qual se salienta o caráter peculiar que a disciplina assume no País, investindo em dois grandes eixos – a dimensão cognitiva e a dimensão discursiva. Essas duas dimensões são, em seguida, tratadas em suas relações com áreas afins, como o Sociocognitivismo, a Análise do Discurso Crítica e a reflexão sobre heterogeneidades enunciativas. A discussão encerra com alguns apontamentos sobre as contribuições da Linguística Textual para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa praticado no Brasil.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_mmcavalcantemapbrito.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.