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Type: Dissertação
Title: Incorrigíveis: teatro, festa e carnaval em uma poética pícara
Authors: Campos, Alysson Lemos
Advisor: Vásquez, Héctor Andrés Briones
Keywords: Pícaros Incorrigíveis;Carnaval;Festa;Teatro
Issue Date: 2020
Citation: CAMPOS, Alysson Lemos. Incorrigíveis: teatro, festa e carnaval em uma poética pícara. 2020. 121f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente dissertação tem como objetivo lançar um olhar sobre os processos de criação do coletivo de teatro de rua Os Pícaros Incorrigíveis (Fortaleza/CE) desbravando os possíveis desdobramentos de uma poética pícara. A pesquisa tem como principal paisagem de investigação o espetáculo Devorando Heróis: a tragédia segundo os pícaros (2017), se configurando como um espaço de fértil elaboração dos pensamentos do Coletivo, sendo estes embebidos pela festa e pelo carnaval, elementos que configuram um arcabouço conceitual que atravessa as relações pícaras, incidindo desde as suas proposições estéticas, aos modos de convivência. Reconhecendo tratar-se de uma poética que está amparada em uma fronteira liminar entre a vida e o teatro que os integrantes se propõem a conceber a partir de uma visão de mundo carnavalizada. Os caminhos metodológicos percorridos assumem também uma natureza pícara, que em diálogo com o Coletivo alimenta a discussão a partir das mesas de bar que o grupo costuma habitar, celebrando, bebendo e devorando todas as referências que possam interessar na elaboração de uma poética que assim como os Pícaros se sustentam incorrigíveis.
Abstract: This dissertation aims to look at the creation processes of the street theater collective Os Pícaros Incorrigíveis (Fortaleza/CE), exploring the possible developments of a pícara poetic. The main research landscape is the spectacle “Devorando Heróis: a tragédia segundo os pícaros“ (2017), being configured as a fertile space for the elaboration of the collective's thoughts, which are imbued with the party and the carnival, elements that configure a conceptual framework that crosses the pícaras relationships, including from its aesthetic propositions to the ways of living together. Recognizing that it is a poetics that is supported by a liminal boundary between life and the theater, which the members propose to conceive from a carnivalized worldview. The methodological paths taken also assume a pícara nature, which, in dialogue with the Collective, feeds the discussion from the bar tables that the group usually inhabits, celebrating, drinking and devouring all the references that may interest in the elaboration of a poetics that, as well as the Pícaros, hold themselves incorrigible.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51399
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