Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lúcio Flávio Gondim da-
dc.date.accessioned2020-04-16T10:42:34Z-
dc.date.available2020-04-16T10:42:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Lúcio Flávio Gondim da. A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 12, n. 03, jul./set. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4301-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51310-
dc.description.abstractThroughout nearly twenty years of artistic production, Tércia Montenegro stresses the relationship between word and image in her short stories, essays, children’s books, and a novel. Specifically, from her work, I observe in this article what the author discusses in emphasizing the visual character of literature, with an emphasis on the relation of the characters to photography. In his four short storybooks and some anthologies, Montenegro develops a kind of photographic writing in which bodies in his desires are presented pictorially without falling into naturalism and without losing the lyrical power. The photographs act thus as characters in the narratives, crossing times and conflicting memory and finitude. Finally, the humans of the tales are also artists of the image and seem to ask: Am I in the knowable or the visible?pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Letrônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLemos, Tércia Montenegro, 1976 -pt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.titleA imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegropt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre palavra e imagem em seus contos, ensaios, livros infanto-juvenis e um romance. A partir especificamente da sua contística, observo neste artigo o que discute a autora ao dar ênfase ao caráter visual da literatura, em especial na relação das personagens com a fotografia. Em seus quatro livros de contos e em algumas participações em antologias, Montenegro desenvolve uma espécie de escrita fotográfica na qual corpos em seus desejos são apresentados de modo pictórico sem cair no naturalismo e sem perder a potência lírica. As fotografias agem, assim, como personagens nas narrativas, cruzando tempos e conflitando memória e finitude. Por fim, os humanos dos contos também são artistas da imagem e parecem perguntar: estou no dizível ou no visível?pt_BR
dc.title.enThe image of the word and the word of the image: the photographic tale of Tércia Montenegropt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lfgsilva.pdf347,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.