Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51310
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro |
Título en inglés: | The image of the word and the word of the image: the photographic tale of Tércia Montenegro |
Autor : | Silva, Lúcio Flávio Gondim da |
Palabras clave : | Lemos, Tércia Montenegro, 1976 -;Conto;Fotografia;Imagem |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Letrônica |
Citación : | SILVA, Lúcio Flávio Gondim da. A imagem da palavra e a palavra da imagem: o conto fotográfico de Tércia Montenegro. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 12, n. 03, jul./set. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao longo de quase vinte anos de produção artística, Tércia Montenegro tensiona a relação entre palavra e imagem em seus contos, ensaios, livros infanto-juvenis e um romance. A partir especificamente da sua contística, observo neste artigo o que discute a autora ao dar ênfase ao caráter visual da literatura, em especial na relação das personagens com a fotografia. Em seus quatro livros de contos e em algumas participações em antologias, Montenegro desenvolve uma espécie de escrita fotográfica na qual corpos em seus desejos são apresentados de modo pictórico sem cair no naturalismo e sem perder a potência lírica. As fotografias agem, assim, como personagens nas narrativas, cruzando tempos e conflitando memória e finitude. Por fim, os humanos dos contos também são artistas da imagem e parecem perguntar: estou no dizível ou no visível? |
Abstract: | Throughout nearly twenty years of artistic production, Tércia Montenegro stresses the relationship between word and image in her short stories, essays, children’s books, and a novel. Specifically, from her work, I observe in this article what the author discusses in emphasizing the visual character of literature, with an emphasis on the relation of the characters to photography. In his four short storybooks and some anthologies, Montenegro develops a kind of photographic writing in which bodies in his desires are presented pictorially without falling into naturalism and without losing the lyrical power. The photographs act thus as characters in the narratives, crossing times and conflicting memory and finitude. Finally, the humans of the tales are also artists of the image and seem to ask: Am I in the knowable or the visible? |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51310 |
ISSN : | 1984-4301 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_lfgsilva.pdf | 347,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.