Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256
Tipo: | Relatório |
Título : | Relatório de Estágio de Pós-Doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha |
Autor : | Modl, Fernanda de Castro |
Tutor: | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga |
Palabras clave : | Linguística Aplicada;Letramento;Formação de professores;Ensino de língua estrangeira |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | MODL, Fernanda de Castro. Relatório de Estágio de Pós-doutorado: Cultura escolar, trabalho e letramento do professor de português como língua de herança: (o) (um) contexto de ensino-aprendizagem na Alemanha. 2019. 21 f. – Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Este relatório se destina à publicização de um conjunto de ações de trabalho vinculadas ao estágio pós-doutoral, que compreendeu o período de 10 de julho de 2017 a 28 de junho de 2019. A licença para estudos pós-doutorais é garantida pela Lei nº 8.352/02 do estado da Bahia, bem como amparada pela resolução nº 23/2003 do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O plano de trabalho desenvolvido articulado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (doravante PPGL) da Universidade Federal do Ceará (doravante UFC) e à supervisão da colega Profa. Dra. Eulália Leurquin foi concluído com êxito, como demonstro ao longo do relatório. Para essa demonstração, o relatório foi organizado em mais 3 seções. Na seção 2, Relato das atividades realizadas com a interlocução com a Profa. Supervisora, descrevo quanti-qualitativamente todas as atividades realizadas em reuniões de trabalho com a supervisora e o faço, não de modo temporal, mas agrupando as ações de trabalho em 2 grandes blocos, quais sejam: 1) aquelas realizadas, durante o meu período de permanência no campus Benfica da UFC, articuladas à minha participação e engajamento na agenda do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA - CNPQ/UFC) sob liderança da Profa. Leurquin e aquelas 2) vinculadas à pesquisa de campo de natureza etnográfica realizada na cidade de Munique na Alemanha. Esse movimento argumentativo permite-me não apenas melhor circunstanciar as atividades desenvolvidas, mas sobretudo favorecem a demonstração do papel fundamental da interlocução com a colega para as (re)tomadas coletivas de decisões ao longo de todo o estágio pós-doutoral. A isso se soma o fato de que, ao organizar desse modo o meu projeto de dizer, a seção 2 poderá ser lida isoladamente, em função de otimização de tempo, à plenária do colegiado do PPGL da UFC para apreciação do relatório. Já a seção 3, Relato de outras atividades de orientação e docência mantidas durante o estágio, embora não interesse necessariamente ao PPGL UFC, já que trata de ações relativas ao meu vínculo com a UESB apartadas do estágio de pós-doutoramento, precisam, a meu ver, integrar este relatório, uma vez que elas informam sobre uma outra faceta das condições que circundaram o período do estágio. Para auxiliar na visualização quantitativa dos produtos gerados, temos a seção 4: Quadros descritivos de atividades realizadas por semestre (organização que respeita as orientações gerais da Gerência de Pós-Graduação - GPG UESB, conforme modelo de relatório semestral de atividades de pós-graduação) e Tabela-síntese dos produtos gerados em coautoria com a professora-supervisora e também aqueles produzidos em dialogia com meus orientandos do PPGCEL - mestrado. O relatório é encerrado com a Avaliação global do Estágio de pós-doutoramento e perspectivas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51256 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Relatórios - Pós-doutorado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_relposdoc_fcmodl.pdf | 665,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.