Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071
Tipo: Artigo de Evento
Título: O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy
Autor(es): Reinaldo, Gabriela Frota
Quezado, Izabelle
Furtado, Marx
Martins, Tarcísio
Palavras-chave: Arquétipo;Simbolismo;Marca
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Intercom
Citação: REINALDO, Gabriela Frota; QUEZADO, Izabelle; FURTADO, Marx; MARTINS, Tarcísio. O simbolismo do arquétipo Triâgulo: um estudo de caso do design da marca Playboy. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31. 2-6. Set. 2008. Natal(RN). Anais... Intercon. 2008.
Resumo: Esse trabalho foi desenvolvido na disciplina de Semiótica ministrado pela professora Gabriela Reinaldo como parte integrante da segunda nota de avaliação. Buscou-se, através deste, uma análise semiótica dos triângulos existentes na composição geométrica da marca da Playboy. A partir de um ponto de vista simbólico, o arquétipo do triângulo pode representar o conceito de “feminino” incorporado dentro do branding da Playboy. Para tal, foi utilizado três categorias imprescindíveis a este estudo para os pressupostos teóricos: símbolo, tomando como base as pesquisas antropológicas de Cassirer; arquétipo, através da construção de Jung sobre esse conceito embasado no inconsciente coletivo; Marca, para entender a teorização da teoria da composição criativa por detrás de uma logomarca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51071
ISSN: 1809-5844
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_gfreinaldo2.pdf304,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.