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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuzzi, Fernando Cortes-
dc.date.accessioned2020-03-31T11:11:13Z-
dc.date.available2020-03-31T11:11:13Z-
dc.date.issued1973-
dc.identifier.citationMUZZI, Fernando Cortes. Tendências do jornalismo impresso. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), v. 3, n. 1, p. 31-40, 1973.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51016-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo impressopt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectJornalismo e educaçãopt_BR
dc.titleTendências do jornalismo impressopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO tema central da V Semana de Estudos de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da U. S. P. foi multo bem sugerido, pois, com efeito, vivemos, nesta época, uma fase de transição em que o novo jornalismo ainda não se afirmou, mas está aí à procura de definição e objetivos mais definidos capazes de caracterizá-lo com mais rigor e, principalmente, que permitam o estabelecimento dos requisitos para o seu exercício. Nesta comunicação ao Grupo de Trabalho do subtema "Tendências do Jornalismo Impresso", não pretendemos apresentar teses acabadas, mas submeter ao debate algumas colocações que talvez despertem o grupo e o plenário da V Semana e os levem a ampliar o debate e, talvez, a aprovar as conclusões que oferecemos. Visando, assim, a provocar o debate, fixamos em três pontos os aspectos a considerar: 1. o jornalismo interpretativo como fórmula de afirmação do meio impresso na era da oralidade mecânica, mas, dependente, para seu aperfeiçoamento e realização, do reconhecimento do direito à informação e do livre acesso às fontes de informação; 2. o jornal como instrumento de prestação de serviço,tornando-se, principalmente nas grandes concentrações urbanas, indispensáveis à orientação do homem; 3. o jornal como recurso didático, utilizado cada vez mais, pelas escolas de 1º e 2° graus, no ensino de "Comunicação e Expressão", o que pode despertar na criança o hábito de sua leitura e proporcionar, a médio e longo prazos, a ampliação das tiragens.[...]pt_BR
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