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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Anna Beatriz dos Santos-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Karina da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-27T18:25:16Z-
dc.date.available2020-03-27T18:25:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCASTELO BRANCO, Karina da Silva. Avaliação de aplicativos educacionais desenvolvidos para o ensino de crianças com transtorno do espectro autista. 2019. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50976-
dc.description.abstractThe educational landscape is increasingly dynamic and challenging. Large companies have emerged without a research group in the area of technology and greater access to the Internet and the tools available in the virtual environment. According to the Convention on the Rights of Persons with Disabilities (UN, 2007) and Law No. 5,296 of December 2004, "Accessibility must be a reality" and "Opportunities faced in limiting situations". Law no. 12.764 / 2012 - Berenice Piana Law, precedes a National Policy for the Defense of the Rights of Persons with Autism Spectrum Disorder, providing for access to an inclusive educational system at all levels of education and care by professionals trained in the development of activities for inclusion. TEA has no cure, as the results seek in some proportional way to aid some of the symptoms of autism. The topic related to the use of technologies for teaching children with ASD has been addressed by many authors, although it is relevant and still investigate the aspects developed for this target audience in many situations such as the previous ones of the children. learning and daily life activities. This study aims to analyze the applications for the target audience of children with ASD in the city of Jaguaruana-Ce. This study involves: a bibliographic study on the use of technologies; study of the target audience; evaluation of existing software with a participation of users.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.subjectAvaliação de aplicativos.pt_BR
dc.subjectAplicativos educacionais.pt_BR
dc.titleAvaliação de aplicativos educacionais desenvolvidos para o ensino de crianças com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO cenário educacional está cada vez mais dinâmico e desafiador. Grandes avanços surgiram no ramo de pesquisas na área de tecnologia e o maior acesso à Internet e às ferramentas disponíveis no ambiente virtual. De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2007) e a Lei n° 5.296 de dezembro/2004, a acessibilidade deve ser oferecida a todos ou ao maior número de pessoas possíveis em situações limitantes. Com a Lei no 12.764/2012 - Lei Berenice Piana, estabeleceu-se a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, prevendo o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino e atendimento por profissionais capacitados a desenvolver atividades com vistas à inclusão. Considerando que o TEA não possui cura, as pesquisas realizadas buscam de alguma forma propor intervenções que auxiliem alguns dos sintomas do autismo. O tema relacionado ao uso de tecnologias para o ensino de crianças com TEA tem sido abordado por muitos autores, porém é relevante e cabe ainda investigar se os aplicativos desenvolvidos para esse público-alvo atendem às necessidades das crianças como proposto e de que forma podem auxiliar na aprendizagem e nas atividades de vida diárias. Esse estudo tem por finalidade avaliar aplicativos educacionais desenvolvidos para o público-alvo de crianças com TEA. Um estudo de caso foi conduzido na cidade de Jaguaruana-Ce. Este estudo envolve: estudo bibliográfico sobre o uso das tecnologias; estudo do público-alvo; Inspeção de acessibilidade dos aplicativos; avaliação de softwares existentes com a participação de usuários.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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