Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5087
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Caracterização do comércio da Ceasa-Ceará
Autor : Lima, Joilson Silva
Amaral, Renata Firmino do
Brito, Ana Vládia da Costa
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Mayorga Mera, Ruben Dario
Palabras clave : Centrais de abastecimento;Mercado atacadista;Comércio hortigranjeiro
Fecha de publicación : 2012
Citación : LIMA, Joilson Silva; AMARAL, Renata Firmino do; BRITO, Ana Vládia da Costa; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; MAYORGA MERA, Ruben Dario. Caracterização do comércio da Ceasa-Ceará. Revista Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Campos dos Goytacazes, v. 4, n. 2, p. 1-11, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Os Centros de Abastecimento são pontos de concentração física da produção de hortigranjeiros oriundos de diversas regiões do país. Grande parte da comercialização de hortaliças, frutas e flores no Brasil têm ocorrido através das Centrais de Abastecimento. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o comércio da Ceasa-CE a partir da visão dos que ali operam, buscando identificar o perfil do mercado atacadista ali instalado. Para esta finalidade foram aplicados questionários junto aos permissionários. Os resultados mostraram que os donos de mercadinhos e mercearias são os principais clientes da Ceasa-CE, os principais produtos comercializados na Ceasa-CE são as frutas, mais da metade dos produtos comercializados são produzidos no Estado do Ceará e as perdas dos produtos comercializados no interior da Ceasa-CE podem superar 20%.
Abstract: The Supply Centers are points of physical concentration of production of vegetables and fruits from different regions of the country. Much of the marketing of the vegetables, fruits and flowers in Brazil have occurred through the Central Supply. The aim of this study was to characterize the trade of the Ceasa-CE from the perspective of those who operate there, trying to identify the profile of the wholesale market installed there. For this purpose were applied questionnaires to the traders. The results showed that the owners of small and medium grocery stores are the main customers of Ceasa-CE, the main products marketed in the Ceasa-CE are fruits, more than half of the products sold are produced in the State of the Ceará State and the losses of the products sold on the Ceasa-CE can to exceed 20%.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5087
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_jslima.pdf200,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.