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dc.contributor.advisorLinhares, Ângela Maria Bessa-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Maria Fernandes-
dc.date.accessioned2020-03-23T18:08:29Z-
dc.date.available2020-03-23T18:08:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Luciana Maria Fernandes. A complexidade da capoeira e o saber docente ludocultural na Educação Física: um diálogo necessário. 2020. 224f. - Tese(Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50832-
dc.descriptionSILVA, Luciana Maria Fernandes. A complexidade da capoeira e o saber docente ludocultural na Educação Física : um diálogo necessário. 2020. 223f. - Tese(Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2020.pt_BR
dc.description.abstractIt researches the complexity of Capoeira and ludocultural teaching knowledge in Physical Education degree as a present necessary dialogue. Thus, this study aims at identifying how the complexity of Capoeira can dialogue with ludocultural teaching knowledge, at early stages of Physical Education degree. Throughout theory and methodology, it identifies Capoeira as complex knowledge which advances in the necessary dialogue with ludocultural teaching knowledges. It is a qualitative, descriptive and exploratory research whose methodology, the content analysis, has as procedures the narrative interview and the Research Journal. Most respondents are Capoeira teachers from Physical Education graduation course of public colleges from Northeast Brazil. Main results reached show ludocultural teaching knowledge among necessary teaching skills, which means an interlacing of pedagogic, ludic and cultural knowledges, showing its dialogue with Capoeira, seen as complex knowledge and robust representative of cultural elements to be developed in Physical Education at schools. It comprehends ludic as educative asset, under multidimensional human dimension and suggests key elements for an epistemology experience, advocating for that the Afro-descendant matrix of Capoeira. It is also an invitation to a reflection under Berimbau Pedagogy, as multidisciplinary ambience where Ludocultural teaching knowledge is supported, whose complex and dialogical terms are explicit in the wide knowledge of Capoeira. It validates the proposal of higher insertion of Capoeira at early stages of Physical Education degree, under complex thinking and in the light of open, unpredictable and inseparable thinking which allows full comprehension of its essence as a form of contribution to ethnic relations that must be recognized by future teachers, as part of their responsibility with future students renewing pedagogical steps in this fight that belongs to all of us.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaber docente ludoculturalpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectA complexidade da capoeirapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.titleA complexidade da capoeira e o saber docente ludocultural na Educação Física: um diálogo necessáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrPesquisa a complexidade da Capoeira e o saber docente ludocultural em licenciatura em Educação Física como um diálogo necessário na contemporaneidade. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de identificar como a complexidade da Capoeira pode dialogar com o saber docente ludocultural, na formação inicial em licenciatura em Educação Física. No percurso teóricometodológico, identifica a Capoeira como conhecimento complexo que progride no diálogo necessário com os saberes docentes ludoculturais. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cuja metodologia utilizada, a análise de conteúdo, tem como procedimentos a entrevista narrativa e o Jornal de Pesquisa. Os entrevistados são professores de Capoeira do curso de licenciatura em Educação Física do ensino superior público do Nordeste brasileiro, em sua maioria. Os resultados principais alcançados apontam o saber docente ludocultural no conjunto dos saberes necessários à profissão de professor, que é um entrelaçamento dos saberes docentes pedagógicos, lúdicos e culturais, mostrando ser exequível seu diálogo com a Capoeira, vista como conhecimento complexo e representante robusta dos elementos culturais a serem desenvolvidos na Educação Física escolar. Compreende a ludicidade como princípio educativo, sob a dimensão humana multidimensional e sugere elementos-chave para uma epistemologia da experiência, advogando para isso a matriz afrodescendente da Capoeira. Propõe ainda que se pense em termos de uma Pedagogia do Berimbau, como ambiência multidisciplinar onde se ancora o Saber Docente Ludocultural, cuja tessitura complexa e dialógica se explicita no largo acervo de saber da Capoeira. Torna válida, pois, a proposta de maior inserção da Capoeira, na formação inicial em licenciatura em Educação Física, sob o olhar do pensamento complexo, à luz do pensamento, aberto, imprevisível e inseparável, que proporciona a liberdade plena de compreensão da sua essência, como forma de contribuição com as relações étnicas, que devem ser reconhecidas pelos futuros professores, sendo parte de sua responsabilidade para com seus futuros alunos, renovando os passos pedagógicos no caminho desta luta social que é de todos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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