Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50830
Type: TCC
Title: O segredo da pedra: projeto editorial de um livro-imagem a partir de aspectos da cultura indígena Tremembé.
Authors: Marciano, Ana Beatriz Teixeira
Advisor: Brasil, Alexia Carvalho
Keywords: Indígena;Tremembé;Design gráfico;Ilustração;Livro-imagem;Etnodesign;Memória;Identidade
Issue Date: 2019
Citation: MARCIANO, A. B. T. O segredo da pedra: projeto editorial de um livro-imagem a partir de aspectos da cultura indígena tremembé. 2019. 122 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O ensino de design no Brasil sofre com as influências eurocêntricas desde a criação de sua primeira escola em Design a ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, constituída no ano de 1963, onde seguia um modelo alemão de ensino. Esse pensamento reflete até hoje na forma como vários dos designers projetam ou como enxergam o “bom design”, a similaridade pelo que vem de fora encanta mais que muito do que é produzido aqui. A presente pesquisa propõe-se a mudar essa perspectiva e passar a olhar com mais atenção para as narrativas locais. De forma a fazer emergir o outro lado da história. Nesse contexto, passamos procurar entender como poderíamos traçar uma linguagem visual, por meio da ilustração, da cultura indígena Tremembé. O produto final culminou no desenvolvimento de um livro-imagem. Assim, para se chegar a esse resultado coletamos aspectos da cultura material e imaterial dos Tremembé, além de estudarmos o etnodesign como instrumento de pesquisa capaz de auxiliar na preservação da memória de uma comunidade. Além desses fatores, temos também o estudo da ilustração como uma forma de representação de elementos de uma cultura e o design gráfico, como campo em que o projeto passa a tomar sua forma. Dessa maneira, tendo conhecimento da riqueza cultural da comunidade dos Tremembé e da necessidade de ações que deem uma maior visibilidade a eles e aos atuais problemas que eles estão enfrentando, espera-se que essa pesquisa sirva como uma contribuição para que sejam fomentados cada vez mais debates sobre a cultura indígena no Brasil.
Abstract: Design education in Brazil has suffered from Eurocentric influences since the creation of its first design school ESDI - School of Industrial Design, started in 1963, which followed a German teaching model. This scenario still reflects nowadays in the way that many designers design or see or “good design,” a similarity that comes from a abroad is much more popular here. This research proposes to change this perspective and to look more closely at local narratives. In order to make emerge the other side of the story. In this context, we try to understand how we could trace a visual language through illustration of the Tremembé indigenous culture. The final product culminated in the development of a picture book. Thus, to obtain this result, we collected aspects of the material and immaterial culture of Tremembé, as well as study ethnodesign as a research tool capable of helping in the conservation of the community. In addition to these factors, we also have the study of illustration as a form of representation of elements of a culture and graphic design as the field in which the project takes shape. Thus, being aware of the cultural richness of the Tremembé community and the need for actions that consider greater visibility and the current problems they are facing, it is hoped that this research will serve as a contribution to those who increasingly foster debates about indigenous culture in Brazil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50830
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_tcc_abtmarciano.pdf18,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.