Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50646
Tipo: TCC
Título : Análise da migração de um consumidor da modalidade tarifária convencional de energia para modalidade tarifária branca e a inserção no sistema de compensação de energia elétrica através de uma planta fotovoltaica
Autor : Barroso, Yuri Maia
Tutor: Antunes, Fernando Luiz Marcelo
Palabras clave : Tarifa convencional;Tarifa branca;Sistema solar fotovoltaico
Fecha de publicación : 2019
Citación : BARROSO, Yuri Maia. Análise da migração de um consumidor da modalidade tarifária convencional de energia para modalidade tarifária branca e a inserção no sistema de compensação de energia elétrica através de uma planta fotovoltaica. 2019. 45f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo realizar o estudo e analisar a possibilidade de migração de um consumidor do grupo B, residencial, que é tarifado pela tarifa convencional para a tarifa branca. A tarifa convencional é do tipo monômia, considerando apenas o consumo sem a diferenciação horária, enquanto que na tarifa branca o valor do kWh varia de acordo com os postos tarifários, sendo mais caro no posto tarifário de ponta que é o período em que a rede elétrica da concessionária está mais sobrecarregada. Para esse estudo foi feita a análise do perfil de consumo do consumidor de acordo com os horários de utilização dos equipamentos para que fossem fornecidos os consumos de acordo com os postos tarifários, para isso foi utilizado o simulador da tarifa branca da ENEL SP, porém os cálculos serão realizados com os valores de tarifa da ENEL CE. Também foi realizado um estudo para avaliar a geração de energia elétrica através de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede da Concessionária para o consumidor. Os dados do recurso solar para a cidade de Fortaleza no Estado do Ceará foram obtidos no site do Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com o estudo da migração da tarifa convencional para a tarifa branca e através da análise do perfil de consumo nota-se que não é viável essa migração, por não haver equipamento que possa ter seu consumo deslocado, uma vez que a residência permanece a maior parte do dia fechada.
Abstract: This work has the purpose of accomplish study and analyze the possibilitie of migration of a group B consumer, that is charged by conventional fare to white fare. The conventional fare consider just the consume without differentiation of time, while in white fare the kWh value varies in accord with the period of use, that is more expensive in the rush hour, the period that electrical grid is over used. For this study was made an analyze of consumption profile for the consumer in accord with utilization period of equipments, to be provided the consumption in each period, for this was used the white tariff simulator of ENEL SP, however the calculations will be doing using fare values of ENEL CE. Also, was realized a study to evaluate the electrical energy generation through a photovoltaic solar system conected to a grid. The solar resource data for Fortaleza in Ceara state was obtained at website of Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN) of Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). In accord with the study of migration from conventional fare to white fare and through profile analyze of consumption, notice that this migration is not viable, because does not have any equipment that can have consumption’s time changed, due the house is closed most of the day.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50646
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_ymbarroso.pdf932,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.