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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50282
Tipo: | TCC |
Título : | A educação para o trânsito no ensino fundamental: Um estudo de caso sobre o município de Maranguape |
Autor : | Rodrigues, Antonio Fabricio da Costa |
Tutor: | Souza, Christian Moreira |
Palabras clave : | Educação para o trânsito;Legislação de trânsito;Ensino Fundamental |
Fecha de publicación : | 2014 |
Citación : | RODRIGUES, Antonio Fabrício da Costa. A educação para o trânsito no ensino fundamental: um estudo de caso sobre o município de Maranguape. 2014. 35 f. Monografia (Bacharelado em gestão pública) Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do ceará, Maranguape, 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | A educação para o trânsito nos dias de hoje é vista como uma das formas alternativas de contribuição para amenizar os altos índices de violência no trânsito à longo prazo, devendo ser inserida desde os anos iniciais do ensino fundamental, para que a relação vivida no cotidiano do trânsito seja assimilada desde do processo de formação do aluno. Desta forma, procura-se ter cidadãos mais conscientes e interessados sobre o tema trânsito e seu processo humano. A finalidade deste trabalho é ratificar a inserção de uma disciplina relacionada a educação para o trânsito logo no ensino fundamental, através do contato com a realidade vivida no cotidiano, contribuindo para uma melhor conscientização acerca do trânsito, e não que se espere até o início do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação –CNH.No tocante à justificativa, crê-se que introduzindo-se a disciplina já no ensino fundamental, haverá tempo hábil para se aprofundar o tema trânsito com as crianças, o que facilitaria a compreensão e a conscientização das mesmas em relação à realidade do trânsito. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de campo com os docentes do ensino fundamental que lecionam nas redes pública e privada do município de Maranguape-CE, para analisar a perspectiva e a viabilidade de implantação no ensino fundamental da disciplina educação para o trânsito, além da análise dos dispositivos legais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que viabilizarão a inserção da infraestrutura para se desenvolver e aplicar esta disciplina. A conscientização social voltada aos valores humanos é fundamental para uma profunda transformação da realidade vivenciada em nosso país. |
Abstract: | The traffic education today is seen as one of the alternative forms of assistance to mitigate the high levels of violence in traffic in the long run and should be inserted from the early years of elementary school, so that the relationship experienced in daily transit is assimilated from the student's education process. Thus, if you want to have citizens more aware and concerned about the traffic issue and its human process. The purpose of this work is ratify the insertion of a related discipline traffic education in elementary school right through contact with reality lived daily, contributing to a better awareness of traffic, and not have to wait until the beginning of process of obtaining National Portfolio Habilitation - CNH. It is believed that introducing the discipline in elementary school, there will be sufficient time to deepen the theme transit with children, which would facilitate the understanding and awareness the same in relation to the reality of transit. Methodologically, a field research with elementary school teachers who teach in public and private schools in the municipality of Maranguape/CE was performed to analyze the prospects and feasibility of implementation in elementary school discipline traffic education, and analysis of legal provisions and the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), which will enable the integration of infrastructure to develop and apply this discipline. The social awareness directed to human values is fundamental to a profound transformation of the reality experienced in our country. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50282 |
Aparece en las colecciones: | ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia |
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