Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50270
Tipo: TCC
Título : Nível de compreensão das notas explicativas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará
Autor : Galvão, Thiago Marinho
Tutor: Garcia, Editinete André da Rocha
Palabras clave : Balanço (Contabilidade);Avaliação da Aprendizagem - Estudantes universitários;Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Fecha de publicación : 2018
Citación : GALVÃO, Thiago Marinho. Nível de compreensão das notas explicativas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O perfil desejado do acadêmico pode ser definido através de seus conhecimentos, habilidades e da constituição das diretrizes curriculares e seus conteúdos mínimos, definido pelas IES, com base na Resolução CNS/CES nº 10/2004. Um dos principais componentes do conhecimento acadêmico está relacionado com as demonstrações e os relatórios contábeis, dentre os quais, a nota explicativa. Com base nessa informação, esta pesquisa tem como objetivo identificar o nível de compreensão das notas explicativas pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC), Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, quantitativa e conduzida por meio de survey, com alunos do 7º e 8º semestre do curso de contabilidade, de forma qualitativa, do tipo survey, que visa apresentar a opinião por meio de um questionário, analisando o nível de concordância por meio da escala de Likert. Os resultados demonstraram que a maioria dos respondentes possuem conhecimento sobre as funções e finalidades das notas explicativas. Ao final, evidenciou-se que apenas 1/3 dos alunos consideram, conhecer com maior ênfase as notas explicativas.
Abstract: The desired profile of the academic can be defined through their knowledge, skills and the constitution of curricular guidelines and their minimum contents, defined by HEIs, based on Resolution CNS/CES nº 10/2004. One of the main components of academic knowledge is related to the financial statements and the accounting reports, among which, the explanatory note. Based on this information, this research aims to identify the level of comprehension of the explanatory notes by the students of the course of Accounting Sciences of the Federal University of Ceará (UFC), This is a descriptive, qualitative, quantitative and conducted survey, with students of the 7th and 8th semester of the accounting course, in a quantitative qualitative way, of the survey type, which aims to present the opinion through a questionnaire, analyzing the level of agreement through the Likert scale. The results showed that most respondents have knowledge about the functions and purposes of the explanatory notes. In the end, it was evidenced that only 1/3 of the students consider, to know with more emphasis the explanatory notes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50270
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_tmgalvão.pdf259,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.