Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50224
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - primeira parte
Título em inglês: To order the passions: recognition and sociability in Rousseau’s emile - first part
Autor(es): Kawauche, Thomaz
Palavras-chave: Consciência;Educação;Medicina;Sociabilidade
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: KAWAUCHE, Thomaz. Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - primeira parte. Revista Dialectus, Fortaleza (CE), ano 8, n. 15, p. 328-361, ago./dez. 2019.
Resumo: Este artigo examina em Emílio, ou Da educação o princípio da ordem das paixões como condição de sociabilidade. Pretende-se mostrar que, para Rousseau, “ordenar as paixões humanas” diz respeito não apenas a uma estratégia profilática retentora das paixões maléficas que necessariamente surgem junto com o amor-próprio ao longo do desenvolvimento de Emílio, mas também a uma tentativa para se compreender a relação entre moral e política do ponto de vista daquilo que hoje denominaríamos “teoria do reconhecimento”. Trata-se aqui de expor a formulação do problema ‘como ordenar as paixões ligadas ao amor-próprio?’ no quadro da educação moral do jovem aluno, adotando como hipótese que a relação entre estima e consciência é o alicerce teórico sobre o qual Rousseau elabora um modelo de sociabilidade que leva em conta a ideia de reconhecimento.
Abstract: This article examines in Émile, ou De l’Éducation the order of passions principle as condition of sociability. It is intended to show that, for Rousseau, “ordering human passions” is not just a prophylactic strategy that retains the evil passions that necessarily arise along with self-love throughout Emile’s development, but also an attempt to understand the relationship between Morals and Politics from the point of view of what we would today call “Recognition Theory”. This paper presents the formulation of the problem ‘how to order passions connected with self-love?’ within the framework of the young disciple’s moral education, assuming as hypothesis that the relationship between esteem and consciousness is the theoretical foundation on which Rousseau elaborates a model of sociability that takes into account the idea of recognition.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50224
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_tkawauche.pdf790,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.