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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - primeira parte
Título en inglés: To order the passions: recognition and sociability in Rousseau’s emile - first part
Autor : Kawauche, Thomaz
Palabras clave : Consciência;Educação;Medicina;Sociabilidade
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Revista Dialectus
Citación : KAWAUCHE, Thomaz. Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - primeira parte. Revista Dialectus, Fortaleza (CE), ano 8, n. 15, p. 328-361, ago./dez. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo examina em Emílio, ou Da educação o princípio da ordem das paixões como condição de sociabilidade. Pretende-se mostrar que, para Rousseau, “ordenar as paixões humanas” diz respeito não apenas a uma estratégia profilática retentora das paixões maléficas que necessariamente surgem junto com o amor-próprio ao longo do desenvolvimento de Emílio, mas também a uma tentativa para se compreender a relação entre moral e política do ponto de vista daquilo que hoje denominaríamos “teoria do reconhecimento”. Trata-se aqui de expor a formulação do problema ‘como ordenar as paixões ligadas ao amor-próprio?’ no quadro da educação moral do jovem aluno, adotando como hipótese que a relação entre estima e consciência é o alicerce teórico sobre o qual Rousseau elabora um modelo de sociabilidade que leva em conta a ideia de reconhecimento.
Abstract: This article examines in Émile, ou De l’Éducation the order of passions principle as condition of sociability. It is intended to show that, for Rousseau, “ordering human passions” is not just a prophylactic strategy that retains the evil passions that necessarily arise along with self-love throughout Emile’s development, but also an attempt to understand the relationship between Morals and Politics from the point of view of what we would today call “Recognition Theory”. This paper presents the formulation of the problem ‘how to order passions connected with self-love?’ within the framework of the young disciple’s moral education, assuming as hypothesis that the relationship between esteem and consciousness is the theoretical foundation on which Rousseau elaborates a model of sociability that takes into account the idea of recognition.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50224
ISSN : 2317-2010
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

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