Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Raimunda Rosany Bezerra Magalhães-
dc.contributor.authorCavalcante, Antonia Alexandra Moreira-
dc.date.accessioned2020-02-18T18:23:49Z-
dc.date.available2020-02-18T18:23:49Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Antonia Alexandra Moreira. As relações interpessoas na gestão escolar: ensino de qualidade. 2014. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Tauá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50174-
dc.description.abstractThis work aims to make a reflection about how the relationships happen in the school environment, what the attitude of the team members and the management in decision making, i.e. check how is the relation of Manager Articulator of the school, and teachers of two municipal public schools of Tauá in Ceará. The study is part of a reflection on the history of the school administration by analyzing changes in paradigms occurred in education systems. Also features the new concepts of corporate Administration for school education. Seeks to resume the historical roots of the school administration to understand your current context. He also stresses the basic principles for a democratic and participative management. The methodology used was an ethnographic research with qualitative approach, taking as basic method for data collection, the direct observation of the activities of the subjects surveyed. And finally was made a comparison of the data collected.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.titleAs relações interpessoas na gestão escolar: ensino de qualidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre como as relações acontecem no ambiente escolar, qual a postura dos membros da equipe e da gestão nas tomadas de decisões, ou seja, verificar como se processa a relação o gestor articulador da escola, os professores e demais funcionários. O estudo parte de uma reflexão sobre a histórica da Administração escolar analisando as mudanças de paradigmas ocorridas nos sistemas de ensino. Apresenta ainda os novos conceitos de Administração incorporados pela educação escolar. Procura retomar as raízes históricas da Administração escolar para conhecer compreender seu contexto atual. Ressalta ainda, os princípios básicos para uma gestão democrática e participativa. A metodologia aplicada foi uma pesquisa etnográfica com uma abordagem qualitativa, tendo como método básico para coleta de dados, a observação direta das atividades dos sujeitos pesquisados. E por fim foi feita uma comparação dos dados coletados, da observação direta das atividades dos sujeitos pesquisados, e uma reflexão sobre a importância da cooperação de todos na realização do trabalho escolar a fim de desenvolver um espírito coletivo em meio a tantas contradições e ambigüidades de forma alcançarem resultados eficazes por meio da vivência e convivência de todos da instituição.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (EaD) - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_aamcavalcante.pdf404,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.