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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T11:19:11Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T11:19:11Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Potências do vazio: o vídeo entre o niilismo e a transfiguração. Revista Galáxia, São Paulo (SP), n. 21, p. 102-111, jun. 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-2553 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50134 | - |
dc.description.abstract | Since its early expe- riences in the 1960s, the video is characterized by flirting with the emptiness and silence, for offering us works in which the images appear as a draft or a mumbling, as something yet to come, works that resist interpretation, that seem to border on, sometimes, the complete nonsense. The purpose of this paper is to show that beyond pure negativity or a nihilistic naive gesture, there is in the art of video a radical proposal, an anti- hermeneutic poetic which proposes a new way of dealing with pictures and the world, of “being-in-the-world” - in a way that reason and the search for meaning find themselves replaced by a more embodied and sensory perception, in which being in the world means to feel much more the presence and materiality of things, rather than interpret them. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Galáxia | pt_BR |
dc.subject | Niilismo | pt_BR |
dc.subject | Videoarte | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Potências do vazio: o vídeo entre o niilismo e a transfiguração | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde suas primeiras experiências na década de 1960, o vídeo caracteriza-se por flertar com o vazio e com o silêncio, por nos oferecer obras nas quais as imagens aparecem como rascunho ou balbucio, como algo ainda por vir, trabalhos que resistem à interpretação, que parecem beirar, muitas vezes, o nonsense cabal. O intuito desse texto é mostrar que, para além da pura negatividade ou de um gesto niilista ingênuo, existe, na arte do vídeo, uma proposta radical, uma poética anti-hermenêutica que propõe uma nova forma de lidarmos com as imagens e com o mundo, de “estar-no-mundo” – um modo em que a razão e a busca de sentidos se veem substituídas por uma percepção mais corporalizada e sensorial; onde estar no mundo significa muito mais sentir a presença e a materialidade das coisas, do que propriamente interpretá-las. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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