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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50134
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Potências do vazio: o vídeo entre o niilismo e a transfiguração |
Authors: | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos |
Keywords: | Niilismo;Videoarte;Comunicação |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Revista Galáxia |
Citation: | REIS FILHO, Osmar Gonçalves dos. Potências do vazio: o vídeo entre o niilismo e a transfiguração. Revista Galáxia, São Paulo (SP), n. 21, p. 102-111, jun. 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Desde suas primeiras experiências na década de 1960, o vídeo caracteriza-se por flertar com o vazio e com o silêncio, por nos oferecer obras nas quais as imagens aparecem como rascunho ou balbucio, como algo ainda por vir, trabalhos que resistem à interpretação, que parecem beirar, muitas vezes, o nonsense cabal. O intuito desse texto é mostrar que, para além da pura negatividade ou de um gesto niilista ingênuo, existe, na arte do vídeo, uma proposta radical, uma poética anti-hermenêutica que propõe uma nova forma de lidarmos com as imagens e com o mundo, de “estar-no-mundo” – um modo em que a razão e a busca de sentidos se veem substituídas por uma percepção mais corporalizada e sensorial; onde estar no mundo significa muito mais sentir a presença e a materialidade das coisas, do que propriamente interpretá-las. |
Abstract: | Since its early expe- riences in the 1960s, the video is characterized by flirting with the emptiness and silence, for offering us works in which the images appear as a draft or a mumbling, as something yet to come, works that resist interpretation, that seem to border on, sometimes, the complete nonsense. The purpose of this paper is to show that beyond pure negativity or a nihilistic naive gesture, there is in the art of video a radical proposal, an anti- hermeneutic poetic which proposes a new way of dealing with pictures and the world, of “being-in-the-world” - in a way that reason and the search for meaning find themselves replaced by a more embodied and sensory perception, in which being in the world means to feel much more the presence and materiality of things, rather than interpret them. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50134 |
ISSN: | 1982-2553 |
Appears in Collections: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
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