Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50101
Tipo: TCC
Título: Análise de gestão organizacional à luz do BSC: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte
Autor(es): Santos, Denis de Lima
Orientador: Moreira, Márcia Zabdiele
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Balanced Scorecard;Empresas de Pequeno Porte
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Denis de Lima. Análise de gestão organizacional à luz do BSC: um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: As práticas de uma gestão estratégica de uma empresa condizem com o desenvolvimento de uma organização, de forma metodológica e estrutural, organizando os processos que envolvem as etapas para a realização de uma atividade, envolvendo todos os entes que a compõe. O objetivo deste estudo é analisar a estrutura do Balanced Scorecard para a administração estratégica de uma empresa de pequeno porte. Para o embasamento teórico foi realizado um estudo bibliográfico sobre os conceitos desta pesquisa. Foram aplicadas entrevistas em uma empresa de pequeno porte com três gestores para analisar como estão desenvolvendo uma gestão estratégica. Os resultados obtidos com a ferramenta do Balanced Socrecard revelaram que a empresa possui dificuldades em sua organização, o que indicou a necessidade da elaboração da missão, visão e valores para posteriormente serem criados os objetivos e as estratégias que essa empresa necessita estruturar e acompanhar o seu desenvolvimento, elaborar indicadores de estratégias e ações que devem ser executadas para estruturar, inovar e consolidar o seu negócio. Com essa pesquisa pode-se concluir que a empresa analisada pode refletir a realidade de outras organizações que precisam utilizar metodologias administrativas para organizar e avançar com seus objetivos.
Abstract: The practices of a strategic management of a company are consistent with the development of an organization, in a methodological and structural way, organizing the processes that involve the steps for the accomplishment of an activity, involving all the entities that compose it. The purpose of this study is to analyze the Balanced Scorecard framework for the strategic management of a small business. For the theoretical basis a bibliographical study was carried out about the concepts of this research. Interviews were conducted in a small business with three managers to analyze how they are developing strategic management. The results obtained with the Balanced Socrecard tool revealed that the company has difficulties in its organization, which indicated the need to elaborate the mission, vision and values to subsequently create the objectives and strategies that this company needs to structure and follow up on. development, develop indicators of strategies and actions that must be performed to structure, innovate and consolidate your business. With this research it can be concluded that the analyzed company may reflect the reality of other organizations that need to use administrative methodologies to organize and advance their objectives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50101
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_dlsantos.pdf788,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.