Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49818
Tipo: TCC
Título: Análise do modelo estrela de avaliação da maturidade em gerenciamento de portfólio de projetos em instituição da administração pública federal
Autor(es): Gurjão, Anna Karine Gurgel Alexandre de
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: Portfólio de Projetos;Maturidade em Gerenciamento de Portfólio de Projetos;Administração Pública Federal
Data do documento: 2019
Citação: GURJÃO, Anna Karine Gurgel Alexandre de. Análise do modelo estrela de avaliação da maturidade em gerenciamento de portfólio de projetos em instituição da administração pública federal. 2019. TCC (Trabalho de conclusão de curso) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Secretariado Executivo e Finanças, Universidade Federal do Ceará, 2019.
Resumo: Esta pesquisa aborda a implementação do gerenciamento de portfólio de projetos no contexto organizacional e tem como propósito analisar o Modelo Estrela de Avaliação da Maturidade em Gerenciamento de Portfólio de Projetos (MEAM – GPP) através da sua aplicação em uma instituição componente da Administração Pública Federal (APF), bem como identificar oportunidades de melhorias em relação a outros modelos disponíveis na literatura, sejam baseados na Metodologia de Gerenciamento de Portfólio de Projetos (MGPP – SISP) ou com alcance internacional. Apresenta aspectos teóricos sobre gerenciamento de portfólios e os modelos de maturidade em gerenciamento de portfólios OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model), P3M3 (Portfolio, Programme and Project Management Maturity Model), Gartner PPM (Program and Portfolio Management Maturity Model), além do Modelo MEAM-GPP. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica e estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo sido realizada em instituição da APF, por meio de entrevista com executivos representantes do órgão. Os resultados obtidos indicam a necessidade de melhorias no modelo em estudo, de forma a melhor viabilizar a aplicação do mesmo em outros órgãos da APF, bem como apontam para o fato de o Gerenciamento de Portfólio de Projetos ainda ser pouco expressivo na organização, e que a falta dele é um dos fatores que dificultam a implementação adequada das ações estratégicas definidas pela alta administração.
Abstract: This research addresses the implementation of project portfolio management in the organizational context and aims to analyze the Star Project Portfolio Management Maturity Assessment Model (MEAM - GPP) through its application in a component institution of the Federal Public Administration. As well as identifying opportunities for improvement over other models available in the literature, whether based on the Project Portfolio Management Methodology (MGPP - SISP) or international in scope. It presents theoretical aspects of portfolio management and portfolio management maturity models, OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model), P3M3 (Portfolio, Program and Project Management Maturity Model), Gartner PPM (Program and Portfolio Management Maturity Model). MEAM-GPP model. It is characterized as a descriptive, bibliographical research and case study, with a qualitative approach, having been conducted in an APF institution, through interviews with executives representing the agency. The results indicate the need for improvements in the model under study, in order to better make its application possible in other APF bodies, as well as the fact that Project Portfolio Management is still not significant in the organization, and that its lack is one of the factors that hinder the proper implementation of the strategic actions defined by senior management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49818
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_akgagurjao.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.