Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49764
Tipo: TCC
Título : Trazendo o usuário para realizar a avaliação heurística: um estudo de caso
Autor : Freitas, Jackson de Araújo
Tutor: Sampaio, Andréia Libório
Palabras clave : Heurística;Design participativo;Interação homem-máquina
Fecha de publicación : 2019
Citación : FREITAS, Jackson de Araújo. Trazendo o usuário para realizar a avaliação heurística: um estudo de caso. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.
Resumen en portugués brasileño: A proposta desse trabalho foi a criação de um método de avaliação para apoiar usuários de sistemas computacionais a avaliarem a interação de sistemas, pois acreditamos que ninguém melhor que o próprio usuário do sistema para dizer o que não está bom e o que precisa ser melhorado, para isso utilizamos o design participativo como linha de atuação. Foi utilizado como referência a Avaliação Heurística de Nielsen (1994) para criação do método, no qual somente inspetores formados na área de computação e que já tenham conhecimentos em testes de usabilidade que podem realizar essa avaliação. Usamos o instrumento proposto por Lima (2014), que transformou as heurísticas em forma de perguntas, para facilitar o entendimento dos usuários que não são da área de computação. Foi utilizada também a pesquisa de Silva (2016), que propôs o uso da ferramenta UX-Check para os usuários apontarem a violação das heurísticas. Foi realizado um estudo de caso para avaliar se o método seria capaz de ser utilizado pelo usuário e se o ajudaria a identificar e demarcar problemas de interação. Com o estudo, percebemos que o método de avaliação é útil para usuários e pode apoiá-los na atividade de avaliação de sistemas computacionais.
Abstract: The purpose of this paper was to create an evaluation method to support computer system users to evaluate system interaction, as we believe that no one better than the system user himself to say what is not good and what needs to be improved, To this we used participatory design as a line of thought. The Nielsen Heuristic Evaluation (1994) was used as a reference for the creation of the method, in which only computer inspectors who already have knowledge in usability tests that can perform this assessment. We use the instrument proposed by Lima (2014), which transformed the heuristics in the form of questions, to facilitate the understanding of non-computing users. It was also used the work by Silva (2016) that proposed the use of the UX-Check tool for users to point out the violation of heuristics. A case study was performed to evaluate if the method would be able to be used by the user and if it would help to identify and demarcate interaction problems. With the study we realized that the evaluation method is useful for users and can support them in the evaluation activity of computer systems.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49764
Aparece en las colecciones: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_tcc_jdeafreitas.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.