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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49717
Tipo: | Dissertação |
Título: | Competência em informação na educação profissional e tecnológica: uma análise das habilidades informacionais nas práticas de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Carlos Robson Souza da |
Orientador: | Teixeira, Thiciane Mary Carvalho |
Palavras-chave: | Competência em Informação;Educação Profissional;Competência em Informação na Educação Profissional |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SILVA. Carlos Robson Souza da. Competência em informação na educação profissional e tecnológica: uma análise das habilidades informacionais nas práticas de ensino e aprendizagem. 2019. 187f. -Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Fortaleza (CE). 2019 |
Resumo: | As mudanças culturais, resultantes do desenvolvimento social e tecnológico relacionado à informação, têm requerido dos indivíduos possuir Competência em Informação para atuarem seja no dia-a-dia, na vida acadêmica ou no mundo do trabalho. A Educação Profissional, enquanto modalidade educacional voltada para a formação de trabalhadores, deve incluir a Competência em Informação como requisito para que os estudantes saibam tomar decisões ou resolver problemas baseados em informação. Diante disso, questionou-se aqui: de que maneira as habilidades informacionais são trabalhadas na formação de estudantes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica? Teve como objetivo geral investigar o papel da Competência em Informação na formação de estudantes no contexto da educação profissional. E como objetivos específicos: a) verificar os princípios da Competência em Informação alinhada ao conceito de Educação Profissional no Projeto Pedagógico de um Curso Técnico integrado ao Ensino Médio; b) identificar as práticas educativas docentes para o desenvolvimento de Competência em Informação de alunos de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio; e c) avaliar a aquisição de Competência em Informação dos discentes ao longo de sua formação profissional em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O referencial teórico abordou a história e o desenvolvimento da Competência em Informação e da Educação Profissional e os entrelaçou apresentando padrões e modelos aplicáveis à formação de trabalhadores. Tratou-se de uma pesquisa dividida em duas etapas principais: 1) Pesquisa bibliográfica e documental; e 2) Estudo Exploratório Propriamente dito. O estudo exploratório foi realizado em três fases: 1) A Análise de Conteúdo do Projeto Pedagógico do Curso; 2) A aplicação e a análise do questionário destinado aos Docentes; e 3) A aplicação e análise do Questionário de Competência em Informação destinado aos discentes. O universo de pesquisa foi o IFCE, campus Cedro, e o recorte o Curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio. A construção dos instrumentos de pesquisa e a análise dos dados tiveram como fundamentação a Matriz Conceitual de Oliveira e Silva (2018). Dentre os principais resultados, destacam-se: o Projeto Pedagógico inclui as dimensões da vida no processo educativo, mas não as utiliza como princípios norteadores de sua criação e também não aborda a Competência em Informação; os docentes buscam estar alinhados aos Eixos Norteadores da Educação Profissional (BRASIL, 2007), incluem em seu fazer pedagógico práticas relacionadas às habilidades informacionais, entretanto ainda existe uma dicotomia entre os professores da Base Comum e da Base Técnica; e os alunos apresentam habilidades informacionais bem desenvolvidas e as consideram importante para a sua atuação no mundo do trabalho. Concluiu-se que a inserção da Competência em Informação na Educação Profissional é essencial por discutir a formação de futuros trabalhadores que atuarão em um mundo do trabalho permeado por uma gama variada de informações e que é necessária a criação de modelos e padrões que facilitem a sua inserção, avaliação e o aprimoramento de práticas voltadas para o ensino de habilidades informacionais, tendo o trabalho como princípio educativo. |
Abstract: | The cultural changes as a result of social and technological development related to information recquire from individuals to be information literate to act in them daily life, in academic situations and in world of work. Vocational Education, as an educational modality that aims train workers, must include Information Literacy as a requisite to make students know how make decisions or solve problems based in information. This research questioned here: how information abilities are inserted in Vocational Education context? It aimed to investigate the role of Information Literacy in education of students in Vocational Education. And had as specific objectives: a) investigate the principles of Information Literacy aligned to the Vocational Education concepts in the Pedagogical Project in a technical course integrated to High School; b) identify the professor’s practices to the development of Information Literacy in a technical course integrated to High School; and c) evaluate the students acquisition of Information Literacy though their professional education in a technical course integrated to High School. It had as theoretical background approaches the history and development of Information Literacy and Vocational Education, making connections between these terms and presenting standards and models applied to the education of workers. It was an exploratory research in two steps: 1) bibliographic and documental research; and 2) Exploratory research. The exploratory research was made in three phases: 1) Analysis of Content of the Pedagogical Project of the Course; 2) Application and analysis of a questionnaire to professors; and 3) Application and analysis of a questionnaire to students. The research universe was IFCE, campus Cedro, and it was focused in the Technical Course in Eletrotechnics integrated to High School. The building of the research instruments and data analysis were based on the Conceptual Framework of Oliveira and Silva (2018). Among the main results, it highlights that: the Pedagogical Project include the life dimensions of the educative process, but they are not used as main principles to its creation and do not approaches Information Literacy in its content; the professors are aligned to the Guide Principles of Vocational Education (BRASIL, 2007), includes practices related to acquisition of informational abilities, but still exists a duality between professors of High School disciplines and professors of Vocational disciplines; and students that have their information abilities well developed and consider to their presence in world of work. It concluded that the inclusion of Information Literacy in Vocational Education is essential to discuss the formation of future workers, that will be in world of work, which is permeated in a rage quantity of information and that is also essential the creation of models and standards that make easy the insertion, evaluation and improve practices to teaching and learning information abilities, having as educational principle the work. |
Descrição: | . |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49717 |
Aparece nas coleções: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
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