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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49669
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Representação e memória coletiva no rádio em Sobral, Ceará, Brasil |
Título en inglés: | Representation and collective memory in Radio in Sobral, Ceará, Brazil |
Autor : | Costa, Claudiene dos Santos Freitas, Silvia Helena Belmino |
Palabras clave : | Sobral;Humor;Memória coletiva |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | AsHisCom |
Citación : | COSTA, Claudiene dos Santos; BELMINO, Silvia Helena. Representação e memória coletiva no rádio em Sobral, Ceará, Brasil. In:ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 12.,19-21 jun.2019. Natal (RN). Anais...Natal (RN): ALCAR. 2019. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ASHISCOM, 16., 26-27 set. 2019. Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela: AsHisCom. p 76-87. |
Resumen en portugués brasileño: | Em Sobral, Ceará, no nordeste do Brasil, o programa de rádio “Sábado de todas as maneiras” utiliza a cidade como inspiração para quadros contados com humor, desde 1997. Selecionando edições veiculadas no ano de 2017, pretendemos observar que aspectos da memória coletiva de Sobral são mostrados. Baseamos os conceitos de identidade e cultura na perspectiva dos Estudos Culturais, sobretudo representação (Hall, 2016). Utilizamos a metodologia de Análise do Discurso Crítica (Faircloough, 2001), numa vertente britânica, analisando o discurso num quadro tridimensional, como texto, prática discursiva e prática social. Foram transcritas onze edições de um dos quadros fixos do programa, chamado “Curiando a vida dos famosos e quase famosos”, onde oapresentador conta fatos vividos pelos moradores, ainda que parte das narrações seja completada com a imaginação do radialista, a fim de gerar riso no público. Observamos a interdiscursividade no conteúdo do programa, misto de histórias contadas pelos moradores e outras criadas pelo radialista Tupinambá Marques, baseando-se em hábitos, lugares e histórias locais. Consideramos o uso de modelos na memória (Van Dijk, 2010), que possibilitam a coerência do discurso para os ouvintes, pois estes constroem um modelo da situação, adicionalmente à representação mental do texto. O formato humorístico do programa revela, ainda, traços da cultura popular historicamente ligada ao estado do Ceará, e expõe uma memória coletiva (Halbwachs, 2006), socialmente difundida, entendida como propriedade de uma comunidade, permeada pela vivência do cotidiano e composta por imagens e paisagens. Especificamente no quadro “Curiando a vida dos famosos e quase famosos”, o tropo da ironia confronta o excepcional e o corriqueiro do cotidiano dos habitantes, fazendo rir pela tentativa de classificá-los como famosos ou não. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49669 |
ISSN : | 978-84-09-14731-1 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos |
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