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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49619
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Gêneros orais na escola o diálogo argumentativo como meio para a formação de um sujeito crítico na sociedade. |
Autor : | Aguiar, Juliana Freitas Silva, Daniely Moreira Coelho da Samico, Evanilce Chagas Lopes |
Palabras clave : | Letramento;Políticas sociais;Diálogo |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Revista Inventário |
Citación : | AGUIAR, Juliana Freitas; SILVA, Daniely Moreira Coelho da;SAMICO, Evanilce Chagas Lopes. Gêneros orais na escola o diálogo argumentativo como meio para a formação de um sujeito crítico na sociedade. Inventário. Revista os Estudantes de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.n.23, p.91-108, jun.2019. |
Resumen en portugués brasileño: | As práticas orais ainda não têm a relevância adequada à sua real importância nas aulas de língua portuguesa. Dessa forma, muitos estudantes finalizam a educação básica sem vivenciar os gêneros orais plenamente nas escolas. Se a educação brasileira, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, tem por uma das suas finalidades desenvolver o educando de forma plena, há a necessidade de uma reflexão mais aprofundada sobre o tema proposto porque a oralidade está presente nas mais variadas situações sociais presenciadas, formais ou informais. Ainda que na atualidade a livre expressão escrita nas redes sociais esteja em voga, há a necessidade de esclarecer aos discentes as diferenças de expressões em determinados contextos, pois elas florescem na oralidade dos nossos alunos de forma latente na sala de aula e permeiam sua vida social cotidiana. Como objetivo deste trabalho, buscamos, embasadas em teóricos estudiosos da educação e da Linguística, apontar a importância que a oralidade e a argumentação têm na vida do educando para a sua participação na sociedade como um sujeito ativo, crítico e pensante. Também, destacamos a contribuição da nova Base Nacional de Língua Portuguesa, a qual fortalece a presença da oralidade nas possibilidades de participações significativas e críticas nas diversas práticas sociais. A fim de contribuir com os professores de língua portuguesa, apresentamos estratégias para uma oficina voltada para a prática oral na sala de aula, enfatizando a multimodalidade, com foco no gênero diálogo argumentativo. |
Abstract: | Oral practices do not yet have the appropriate relevance to their real importance in Portuguese language classes. In this way, many students complete basic education without fully experiencing oral genres at schools. If Brazilian education, according to the Parâmetros Curriculares Nacionais, has as one of its purposes to develop the learner fully, there is a need for a more in-depth reflection on the proposed topic because orality is present in the most varied social situations witnessed, formal or informal. Even though today's free expression in social networks is in vogue, there is a need to clarify to students the differences of expressions in certain contexts, because they flourish in the orality of our students latently in the classroom and permeate their social everyday life. As a goal of this work, we seek, based on theoretical scholars of education and linguistics, to point out the importance that orality and argumentation have in the learner’s life for their participation in society as an active, critical and thinking person. We also highlight the contribution of the new Base Nacional de Língua Portuguesa, which strengthens the presence of orality in the possibilities of meaningful and critical participation in various social practices. In order to contribute to Portuguese language teachers, we present strategies for a learning workshop aimed at oral practice in the classroom, emphasizing multimodality, with a focus on the argumentative dialog genre. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49619 |
ISSN : | 1679-1347 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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