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dc.contributor.advisorPinto, Rochelly Sirremes-
dc.contributor.authorSouza, José Wanderson Alexandre de-
dc.date.accessioned2020-01-23T12:44:25Z-
dc.date.available2020-01-23T12:44:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, José Wanderson Alexandre de. Definição do Mix de produto ótimo utilizando o método de custeio variável e a Programação Linear: um estudo de caso. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Produção). - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49577-
dc.description.abstractThe business world is dynamic and, to survive this, the companies need to reinvent themselves. Searching working with more assertive strategies that generate some return should be the focus because, regardless of their size, all of them have one goal in common: generate profit. Understanding how costs behave within the company is critical, as should be assigned to the product or service offered to the customer. Since these costs are understood and appropriate to products or services, it is possible to identify what their contribution margin is and through linear programming define the Product Mix that presents greater profitability for the company. This study aims to define through linear programming the "Optimal Product Mix" that maximizes bakery profits. For this purpose, the variable costing method was used as a method of costing and for the definition of the Mix, the simplex method was used. The schussed is classified as methodological and practical, and the research is classified as explanatory and as for the procedures, there is a case study. The first stage of this study was marked by the theoretical survey on the topics worked, in the second was used data collection and their treatment, in the third, the problem was modeled and the model was finally validated. As the results obtained had, the unit cost and contribution margin of each bakery product, where it was possible to identify that Horseshoe Bread has a consumption of 99.12% of its sales revenue. The amount was also obtained for the accounting and financial balance point, which results from R$ 15,312.33 and R$ 20,840.24 respectively. After modeling it, it was possible to verify that the Product Mix defined by Solver in addition to meeting the balance points increases the total contribution margin of the business by 9%, from 36% to 45% and the opportunity to reduce the volume of purchase of raw material which would bring savings of almost R$ 6,900.00.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCusteio Variávelpt_BR
dc.subjectProgramação Linearpt_BR
dc.subjectMix de Produtospt_BR
dc.titleDefinição do Mix de produto ótimo utilizando o método de custeio variável e a Programação Linear: um estudo de caso.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO mundo dos negócios é dinâmico e para sobreviver a isso as empresas precisam se reinventar. Procurar trabalhar com estratégias mais assertivas e que gere algum retorno, deve ser o foco, pois independente do seu tamanho, todas possuem um objetivo em comum: gerar lucro. Entender como os custos se comportam dentro da empresa é fundamental, pois esses devem ser atribuídos ao produto ou serviço oferecido ao cliente. Uma vez que estes custos são entendidos e apropriados aos produtos ou serviços, é possível identificar qual a margem de contribuição destes e através da programação linear definir o Mix de produto que apresenta maior rentabilidade para a empresa. O objetivo deste estudo é definir através da programação linear o “Mix de produto ótimo” que maximize os lucros da panificadora. Para isso foi utilizado como método de custeio o custeio variável e para a definição do Mix utilizou-se o método simplex. A Pesquisa classifica-se como metodológica e prática, em relação ao seu objetivo a pesquisa classifica-se como explicativa e quanto aos procedimentos tem-se estudo de caso. A primeira etapa deste estudo foi marcada pelo levantamento teórico acerca dos temas trabalhados, na segunda trabalhou-se com o levantamento de dados e o tratamento deles, na terceira modelou-se o problema e por último validou-se o modelo. Como resultados obtidos tiveram, o custo unitário e a margem de contribuição de cada produto da panificadora, onde foi possível identificar que o pão ferradura apresenta um consumo de 99,12% da sua receita de vendas. Obteve-se também o montante para o ponto de equilíbrio contábil e financeiro, que resulta R$ 15.312,33 e R$ 20.840,24 respectivamente. Após a modelagem foi possível verificar que o Mix de produto definido pelo Solver além de atender aos pontos de equilíbrio, aumenta a margem de contribuição total do negócio em 9%, passando de 36% para 45% e a oportunidade de reduzir o volume de compra de matéria prima o que traria uma economia de quase R$ 6.900,00.pt_BR
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