Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49489
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Bella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: atividade de leitura literária no ensino de italiano como língua estrangeira |
Título em inglês: | Bella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: an literary reading activity at italian teaching as foreign language |
Autor(es): | Carneiro, Leandro Vidal Muller, Fernanda Suely |
Palavras-chave: | Italiano-ensino;Ensino-Linguas |
Data do documento: | 2019 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Letras UFC |
Citação: | CARNEIRO, Leandro Vidal; MULLER, Fernanda Suely. Bella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: atividade de leitura literária no ensino de italiano como língua estrangeira. Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 65-81, jan./jun. 2019. |
Resumo: | Considerando o atual contexto de ensino/aprendizagem de Língua Italiana LE no Brasil, neste artigo apresentamos uma proposta de sequência didática para turmas de nível avançado (nível C1/C2) na qual a fábula Il pozzo di Cascina Piana, de Gianni Rodari, é protagonista e fio condutor das atividades. A inserção de textos literários autênticos no ensino de Italiano LE contribui não só para o aprimoramento linguístico do aprendente e para a difusão da literatura estrangeira em si, mas também se configura como uma poderosa ferramenta de fomento ao pensamento crítico, o qual pode enriquecer de modo significativo a experiência de aprendizagem na perspectiva do ensino intercultural que pode ser explorado melhor pelo professor de LE em sala de aula, como preten-demos demonstrar. |
Abstract: | By analysing the current teaching / learning context of Italian Language FL in Brazil, in this article we present a proposal for a didactic sequence for advanced level classes (level C1/C2) in which the fable Il pozzo di Cascina Piana by Gianni Rodari is protagonist and main point of those activities. The insertion of authentic literary texts into the teaching of Italian FL contributes not only to the linguistic improvement of the learner and the diffusion of foreign literature itself,ut also constitutes a powerful tool to foster critical thinking, which can significantly enrich the experience of learning in the perspective of intercultural teaching that can be better explored by the FL teacher in the classroom, as we intend to demonstrate |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49489 |
ISBN: | 2358-4793 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_lvcarneiro.pdf | 893,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.