Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Leandro Vidal-
dc.contributor.authorMuller, Fernanda Suely-
dc.date.accessioned2020-01-22T11:19:06Z-
dc.date.available2020-01-22T11:19:06Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Leandro Vidal; MULLER, Fernanda Suely. Bella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: atividade de leitura literária no ensino de italiano como língua estrangeira. Revista de Letras, Fortaleza, n. 38, v. 1, p. 65-81, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn2358-4793-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49489-
dc.description.abstractBy analysing the current teaching / learning context of Italian Language FL in Brazil, in this article we present a proposal for a didactic sequence for advanced level classes (level C1/C2) in which the fable Il pozzo di Cascina Piana by Gianni Rodari is protagonist and main point of those activities. The insertion of authentic literary texts into the teaching of Italian FL contributes not only to the linguistic improvement of the learner and the diffusion of foreign literature itself,ut also constitutes a powerful tool to foster critical thinking, which can significantly enrich the experience of learning in the perspective of intercultural teaching that can be better explored by the FL teacher in the classroom, as we intend to demonstratept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letras UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectItaliano-ensinopt_BR
dc.subjectEnsino-Linguaspt_BR
dc.titleBella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: atividade de leitura literária no ensino de italiano como língua estrangeirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando o atual contexto de ensino/aprendizagem de Língua Italiana LE no Brasil, neste artigo apresentamos uma proposta de sequência didática para turmas de nível avançado (nível C1/C2) na qual a fábula Il pozzo di Cascina Piana, de Gianni Rodari, é protagonista e fio condutor das atividades. A inserção de textos literários autênticos no ensino de Italiano LE contribui não só para o aprimoramento linguístico do aprendente e para a difusão da literatura estrangeira em si, mas também se configura como uma poderosa ferramenta de fomento ao pensamento crítico, o qual pode enriquecer de modo significativo a experiência de aprendizagem na perspectiva do ensino intercultural que pode ser explorado melhor pelo professor de LE em sala de aula, como preten-demos demonstrar.pt_BR
dc.title.enBella Ciao, Ovvero Perché Vivo Sono Partigiano: an literary reading activity at italian teaching as foreign languagept_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lvcarneiro.pdf893,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.