Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49413
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A pesquisa qualitativa na escola: caminhos que levam à cultura de paz |
Autor(es): | Medeiros, Maria Gessi-Leila Laurentino, Maria da Cruz Soares da Cunha Sousa, Francisco Waldílio da Silva Bomfim, Maria do Carmo Alves do |
Palavras-chave: | Cultura de paz;Pesquisa social;Pesquisa qualitativa;Violência na escola |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | MEDEIROS, Maria Gessi-Leila; LAURENTINO, Maria da Cruz Soares da Cunha; SOUSA, Francisco Waldílio da Silva; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. A pesquisa qualitativa na escola: caminhos que levam à cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 373-386. |
Resumo: | A importância da pesquisa social consiste na modificação do modo de pensar e de produzir conhecimento. Essa mudança de paradigma repercutiu positivamente no campo científico, possibilitando uma investigação qualitativa das demandas que emergem do âmago das sociedades pós-modernas. Lançar um olhar reflexivo que busque compreender em sua complexidade as relações humanas que se estabelecem no âmbito social é o desafio da pesquisa qualitativa. Essa abordagem busca, por meio do pesquisador, considerar a historicidade dos sujeitos, cujas relações são constituídas a partir de crenças e de valores próprios do espaço em que estão inseridos, e se empenha também em decifrar, em sua profundidade, por meio de procedimentos e técnicas, os aspectos subliminares que se apresentam nas tessituras dessas relações.[...]No âmbito educacional, o estudo qualitativo propõe-se a analisar a realidade imbuída de significados e de sentidos múltiplos construídos no cotidiano da escola a partir da ação dos indivíduos. Sobre a relevância da vida cotidiana como mecanismo de influência no modo de agir e de produzir sentido,[...] Assim, destacamos indicadores de significados, observados nas realidades cotidianas, que extrapolam o campo das pesquisas meramente quantitativas, e que caracterizam o alto nível de complexidade de determinados fenômenos: as representações, os valores, os costumes, as atitudes. Fatores, esses, que devem ser considerados em uma análise que busca compreender "o 'como', ou os modos através dos quais tais fenômenos acontecem" (MELUCCI, 2005, p.9). Desse modo, este trabalho aborda um problema que tem estimulado muita reflexão e conquistado um caráter exponencial no mundo contemporâneo: a violência na escola. É também um pequeno recorte de uma pesquisa sobre mediação de conflitos, cujo objeto de estudo foi delineado a partir da busca por alternativas eficazes de combate às violências que se proliferam no espaço escolar. A referida pesquisa tinha como objetivo geral: analisar as práticas de violência na Unidade Escolar Maria Melo no período em estudo. E como objetivos específicos: identificar os tipos de violências praticados na escola; analisar os impactos da violência nas convivências entre os atores escolares; identificar as possibilidades de criação de um programa de mediação de conflitos para períodos posteriores à pesquisa. Assim, pretendemos relatar a experiência de uma pesquisa-ação intitulada: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: linguagens de Cultura de Paz na escola pública de Teresina/Pl, desenvolvida no período de 2012 e 2013. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico, entre outros: Abramovay e Castro (2006); Charlot (2002); Foucault (1997);Jares (2002); Macêdo e Bomfim (2007); Melucci (2005); Serrano (2002). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49413 |
ISBN: | 978-85-7282-602-0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mglmedeirosmcsclaurentino.pdf | 8,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.