Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49413
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Maria Gessi-Leila-
dc.contributor.authorLaurentino, Maria da Cruz Soares da Cunha-
dc.contributor.authorSousa, Francisco Waldílio da Silva-
dc.contributor.authorBomfim, Maria do Carmo Alves do-
dc.date.accessioned2020-01-21T13:30:18Z-
dc.date.available2020-01-21T13:30:18Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Maria Gessi-Leila; LAURENTINO, Maria da Cruz Soares da Cunha; SOUSA, Francisco Waldílio da Silva; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. A pesquisa qualitativa na escola: caminhos que levam à cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade IV. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 373-386.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49413-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.titleA pesquisa qualitativa na escola: caminhos que levam à cultura de pazpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA importância da pesquisa social consiste na modificação do modo de pensar e de produzir conhecimento. Essa mudança de paradigma repercutiu positivamente no campo científico, possibilitando uma investigação qualitativa das demandas que emergem do âmago das sociedades pós-modernas. Lançar um olhar reflexivo que busque compreender em sua complexidade as relações humanas que se estabelecem no âmbito social é o desafio da pesquisa qualitativa. Essa abordagem busca, por meio do pesquisador, considerar a historicidade dos sujeitos, cujas relações são constituídas a partir de crenças e de valores próprios do espaço em que estão inseridos, e se empenha também em decifrar, em sua profundidade, por meio de procedimentos e técnicas, os aspectos subliminares que se apresentam nas tessituras dessas relações.[...]No âmbito educacional, o estudo qualitativo propõe-se a analisar a realidade imbuída de significados e de sentidos múltiplos construídos no cotidiano da escola a partir da ação dos indivíduos. Sobre a relevância da vida cotidiana como mecanismo de influência no modo de agir e de produzir sentido,[...] Assim, destacamos indicadores de significados, observados nas realidades cotidianas, que extrapolam o campo das pesquisas meramente quantitativas, e que caracterizam o alto nível de complexidade de determinados fenômenos: as representações, os valores, os costumes, as atitudes. Fatores, esses, que devem ser considerados em uma análise que busca compreender "o 'como', ou os modos através dos quais tais fenômenos acontecem" (MELUCCI, 2005, p.9). Desse modo, este trabalho aborda um problema que tem estimulado muita reflexão e conquistado um caráter exponencial no mundo contemporâneo: a violência na escola. É também um pequeno recorte de uma pesquisa sobre mediação de conflitos, cujo objeto de estudo foi delineado a partir da busca por alternativas eficazes de combate às violências que se proliferam no espaço escolar. A referida pesquisa tinha como objetivo geral: analisar as práticas de violência na Unidade Escolar Maria Melo no período em estudo. E como objetivos específicos: identificar os tipos de violências praticados na escola; analisar os impactos da violência nas convivências entre os atores escolares; identificar as possibilidades de criação de um programa de mediação de conflitos para períodos posteriores à pesquisa. Assim, pretendemos relatar a experiência de uma pesquisa-ação intitulada: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ESPAÇO ESCOLAR: linguagens de Cultura de Paz na escola pública de Teresina/Pl, desenvolvida no período de 2012 e 2013. Para tanto, utilizamos como subsídio teórico, entre outros: Abramovay e Castro (2006); Charlot (2002); Foucault (1997);Jares (2002); Macêdo e Bomfim (2007); Melucci (2005); Serrano (2002).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mglmedeirosmcsclaurentino.pdf8,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.