Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49272
Type: Dissertação
Title: O niilismo oitocentista expresso no parricídio em Os Irmãos Karamázov
Authors: Lima, Antonio Francimar da Silva
Advisor: Oliveira Junior, José Leite de
Keywords: Sociedade;Teologia;Niilismo
Issue Date: 2019
Citation: LIMA, Antonio Francimar da Silva. O niilismo oitocentista expresso no parricídio em Os Irmãos Karamázov. 2019. 119f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa tem como objetivo estabelecer uma análise bakhtiniana a partir dos conceitos de personagem-ideia, carnavalização e dialogismo na obra Os Irmãos Karamázov. Pretende-se revelar o que as personagens ideais representam no romance, isto é, como elas conseguem caracterizar, sem o viés simplista das epopeias, a sociedade oitocentista imersa no niilismo teológico-filosófico. Para tanto, será feita uma revisão dos principais conceitos que entrelaçam Literatura, Sociedade e Teologia, dada a conexão existente na obra em análise. A Sociedade burguesa e patriarcal russa do século 19 tentava manter seu status quo frente ao niilismo ocidental, o qual buscava derreter o gelo das tradições judaico-cristãs; de um lado estavam os que queriam desintegrar a ética baseada nos princípios cristãos, do outro, os que não cediam às inovações. Aqueles sugeriam a criação de um novo homem, o übermensch nietzschiano, estes asseguravam a necessidade de manutenção e renovação moderada. Aos poucos vai-se percebendo que os “novos homens” ainda não estavam prontos para surgirem: Ivan Karamázov enlouquece com o peso da culpa da morte do pai, já que ele é a ideia por trás do parricídio; Smierdiakóv suicida-se quando percebe que seu plano, tão bem elaborado, não logrará êxito. Mas a religião também precisa ser ajustada aos novos tempos, por isso, Aliócha deixa o mosteiro (instituição falida) por acreditar que é possível viver e servir como Cristo no mundo real, sem os aparatos da fé.
Abstract: The research aims to establish a Bakhtinian analysis based on the concepts of idea-character, carnavalization and dialogism in The Brothers Karamazov. It is intended to reveal what the ideal characters represent in the novel, that is, how they are characterized, without the simplistic bias of the epics which are based on nineteenth century theological-philosophical nihilism. To this end, a review of the main concepts that intertwine Literature, Society and Theology will be made, given the existing connection in the work under analysis. The 19th century Russian bourgeois and patriarchal society tried to maintain its status quo against Western nihilism, which sought to deconstruct Judeo-Christian traditions; On the one hand were those who wanted to remove ethics based on Christian principles, on the other, those who did not yield to innovation. This suggested the creation of a new man, the übermensch Nietzschiano, and ensured the need for moderate maintenance and renewal. Gradually one realizes that the "new men" were not yet ready to emerge: Ivan Karamázov goes mad at the weight of the guilt of his father's death, since he is the symbol of patricide; Smierdiakov commits suicide when he realizes that his well-crafted plan will not succeed. But religion also needs to be adjusted to the new times, so Alyosha leaves the monastery (bankrupt institution) because she believes it is possible to live and serve like Christ in the real world without the apparatuses of faith.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49272
Appears in Collections:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_afslima.pdf1,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.