Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDesiderio, Tamiris Mariani Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra-
dc.contributor.authorCaramori, Carlos Antonio-
dc.date.accessioned2020-01-10T17:16:45Z-
dc.date.available2020-01-10T17:16:45Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationDESIDERIO, T. M. P. ; FERREIRA, A. S. S. B. S. ; CARAMORI, C. A. Desenvolvimento de metodologia de avaliação de egressos de um programa de mestrado em Pesquisa Clínica. R. Saúd. Digi. Tec. Edu., Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 07-10 , ago./dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49190-
dc.description.abstractIntroduction: The postgraduate in professional modality has been gaining space in all world1 institutions and represents a watershed between the traditional academic model and the most recent needs of the scientific, technological and innovation system Productive. With this, it starts to have a growing demand for student who already work in the labor market2. The success of the egress, whether measured by insertion in institutions, employability and wages or other variables, is of great use for programs to improve their methodologies and also to know more about the area in which they are acting. The course evaluated in this study aims to train students who work in the development of cutting-edge research in the health área therefore, the questionnaire developed and evaluated will be of paramount importance for the transformation of the student in the protagonist of the improvement of the quality of science and research in the health. Government institutions such as CAPES - Higher Education Personnel Improvement Coordination highlight the importance of course evaluation focused on student opinion and educational institutions are increasingly directing efforts to verify the quality of their courses and the knowledge generated. in the classroom. The objective was to elaborate a system for evaluating the profile and success of graduates of the master's Program in Clinical research – FMB/CEVAP contributing to its improvement, meeting the needs of UNESP and governmental agencies such as CAPES3.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (RESDITEpt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectBase de Dadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de metodologia de avaliação de egressos de um programa de mestrado em Pesquisa Clínicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: A pós-graduação na modalidade profissional vem ganhando espaço em todas instituições mundiais1 e representa um divisor de águas entre o modelo acadêmico tradicional e as necessidades mais recentes do sistema de inovação científica, tecnológica e setor produtivo. Com isso, passa a ter uma crescente procura por ingressantes que já atuam no mercado de trabalho2. O êxito do egresso, seja medido por inserção em instituições, empregabilidade e salários ou outras variáveis, é de grande utilidade para que os programas possam aprimorar suas metodologias e também conhecer mais sobre a área em que estão atuando. O curso avaliado neste trabalho objetiva formar alunos que atuem no desenvolvimento de pesquisa de ponta na área da saúde, portanto o questionário aqui desenvolvido e avaliado será de suma importância para a transformação do aluno em protagonista da melhoria da qualidade da ciência e da pesquisa. Instituições governamentais como a CAPES – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior destacam a importância da avaliação de cursos com foco na opinião do aluno e as instituições de ensino estão cada dia mais direcionando esforços para a verificação da qualidade de seus cursos e do conhecimento gerado em sala de aula. Objetivou-se, assim, elaborar um sistema de avaliação do perfil e êxito dos egressos do Programa de Mestrado em Pesquisa Clínica – FMB/CEVAP contribuindo para sua melhoria, atendendo às necessidades da Unesp e órgãos governamentais como a CAPES3.pt_BR
dc.title.enDevelopment of egress evaluation methodology of a master program in Clinical Researchpt_BR
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ tmpdesiderio.pdf297,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.