Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Frota, Ana Maria Monte Coelho | - |
dc.contributor.author | Dantas, Jisle Monteiro Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-30T17:33:20Z | - |
dc.date.available | 2019-12-30T17:33:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Jisle Monteiro Bezerra. A formação contínua de professores no contexto de um Centro de Educação Infantil: perspectivas das professoras frente às especificidades da docência com os bebês. 2019. 258f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49083 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação contínua | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Formativas | pt_BR |
dc.title | A formação contínua de professores no contexto de um Centro de Educação Infantil: perspectivas das professoras frente às especificidades da docência com os bebês | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa tem como objetivo central apreender a perspectiva de professoras que atuam com bebês na rede municipal de Fortaleza acerca da formação contínua nos seus contextos de trabalho. Tem como objetivos específicos: a) Identificar os saberes que os professores de bebês consideram pertinentes e necessários às suas práticas no CEI a partir da formação contínua; b) Analisar como as professoras de bebês avaliam as estratégias formativas utilizadas na sua formação no CEI. Tem como referencial teórico, autores contemporâneos que pesquisam sobre os bebês, Oliveira-Formosinho (2002, 2009, 2011), Barbosa (2008), Cruz (2005), Ramos (2006), Fochi (2013), Guimarães (2008); dentre outros que inspiram a Educação Infantil, como Bassedas (1999), Bondioli e Mantovani (1998). Sobre a formação contínua de professores, além dos já citados, nos aprofundamos nos aportes de Tardif (2014), João Formosinho (2009), Nóvoa (1995, 2002), Imbernón (2010), Gárcia (1999), Alarcão (2015), dentre outros. Basea-se metodologicamente na abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Contou com a participação de duas professoras e uma coordenadora pedagógica. A análise dos dados revelou que: não há clareza sobre as situações que se configuram como ações formativas, embora haja formação no contexto de atuação docente; o espaço dado às discussões sobre as especificidades dos bebês é resumido, às vezes quase inexistente; não há formações voltadas para as especificidades dos bebês e a especificidade para atuação com eles; as professoras de bebês apontam a necessidade nas formações da interlocução com outras áreas e profissionais para ampliação de seus saberes; alguns aspectos das estratégias no CEI são bem avaliados, como refletir sobre o próprio contexto, os encontros para estudo serem realizados no contexto de trabalho e as trocas de experiência nos encontros coletivos; porém no tocante ao saberes específicos para a atuação com os bebês essas estratégias deixam a desejar. Conclui que as ações formativas no contexto de atuação docente no CEI, como os encontros coletivos e as especificidades do trabalho com os bebês, são abordadas de forma muito resumida; que ainda é preciso criar estratégias de acompanhamento às docentes e ampliar as que já existem na instituição, a fim de potencializar tanto os saberes já existentes das professoras como o atendimento aos direitos dos bebês, no que diz respeito a viverem suas infâncias por meio das interações e brincadeiras, a partir dos cuidados e educação de boa qualidade. Indica, portanto, a necessidade de mais pesquisas na área da formação contínua de professoras que atuam com bebês e a urgência de investimentos na formação inicial e continuada das professoras e outros profissionais que trabalham com crianças dessa faixa etária. Apresenta-se como relevante para a área de formação de professores ao apontar caminhos possíveis de práticas de formação contínua em contextos escolares que possam contribuir efetivamente com o desenvolvimento profissional dos professores, levando em consideração as especificidades do trabalho junto aos bebês. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Esta investigación tiene como objetivo comprender la perspectiva de los maestros que trabajan con bebés en la red municipal de Fortaleza sobre la educación continua en sus contextos de trabajo. Sus objetivos específicos son: a) Identificar el conocimiento que los maestros de bebés consideran pertinente y necesario para sus prácticas en el CEI (Centro de Educación Infantil) desde la formación continua; b) Analizar cómo los maestros de los bebés evalúan las estrategias formativas utilizadas en su formación en el CEI. Tiene como referencia teórica a autores contemporáneos que investigan sobre bebés, Oliveira-Formosinho (2002, 2009, 2011), Barbosa (2008), Cruz (2005), Ramos (2006), Fochi (2013), Guimarães (2008), entre otros. Utiliza también otros que inspiran la educación de la primera infancia, como Bassedas (1999), Bondioli y Mantovani (1998). Sobre la formación continua de docentes, además de los ya mencionados, profundizamos las contribuciones de Tardif (2014), João Formosinho (2009), Nóvoa (1995, 2002), Imbernón (2010), Gárcia (1999), Alarcão (2015), entre otros. Se basa metodológicamente en el enfoque cualitativo y constituye un estudio de caso. Tuvo la participación de dos docentes y un coordinador pedagógico. El análisis de datos reveló que: no hay claridad sobre las situaciones que se configuran como acciones formativas, aunque sí hay formación en el contexto del desempeño docente; el espacio dado a las discusiones sobre los detalles de los bebés es breve, a veces casi inexistente; no hay formaciones enfocadas en las especificidades de los bebés y la especificidad para actuar con ellos; Los profesores de bebés señalan la necesidad de formar un diálogo con otras áreas y profesionales para ampliar sus conocimientos; Algunos aspectos de las estrategias en el CEI están bien evaluados, como la reflexión sobre el contexto mismo, las reuniones de estudio que se realizarán en el contexto laboral y los intercambios de experiencias en reuniones colectivas; Sin embargo, con respecto al conocimiento específico para actuar con bebés, faltan estas estrategias. Concluye que las acciones formativas en el contexto del desempeño docente en el CEI, como las reuniones colectivas y las especificidades de trabajar con bebés, se abordan de manera muy resumida; que todavía es necesario crear estrategias para monitorear a los maestros y expandir los que ya existen en la institución, para aprovechar tanto el conocimiento existente de los maestros como el cuidado de los derechos de los bebés, con respecto a vivir su infancia a través de las interacciones y juegos, basado en una atención y educación de buena calidad. Por lo tanto, indica la necesidad de más investigación en el área de educación continua de maestros que trabajan con bebés y la urgencia de inversiones en la educación inicial y continua de maestros y otros profesionales que trabajan con niños de este grupo de edad. Es relevante para el área de educación docente al señalar posibles formas de prácticas de educación continua en contextos escolares que pueden contribuir de manera efectiva al desarrollo profesional de los docentes, teniendo en cuenta las especificidades de trabajar con bebés. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_jmbdantas.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.