Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49065
Type: Artigo de Evento
Title: Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública
Title in English: Credibility in independent journalism in digital platforms: an analysis from the Public Agency
Authors: Lima, Raphaelle Christine Batista de
Almeida Filho, Edgard Patrício de
Keywords: Jornalismo;Jornalismo independente;Agência pública
Issue Date: 2019
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Citation: LIMA, Raphaelle Christine Batista de; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 11-14 jun. 2019, Porto Alegre (RS). Anais... Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Credibilidade e independência são termos frequentes em produções do campo dos estudos do jornalismo (MEYER, 2007; SERRA, 2006a, 2006b; CHRISTOFOLETTI & LAUX, 2007; COLODETI, 2016, ASSIS et al, 2017). Mas a relação credibilidade e jornalismo independente não costuma ser abordada. Num cenário de proliferação de iniciativas de jornalismo que assumem o discurso de independência, trazendo esse traço em sua própria identidade (BATISTA E PATRÍCIO, 2017), neste artigo investigamos as especificidades da construção da credibilidade no contexto do jornalismo independente. O objeto do trabalho é a Pública – Agência de Jornalismo Investigativo. A partir de metodologia inspirada na análise do discurso, esquadrinhamos as páginas Quem Somos e Transparência do site da AP. Os resultados apontam que há valores e dimensões de credibilidade da mídia convencional incorporados pela iniciativa ‘independente’. Porém, há especificidades, como questões vinculadas a gênero e transparência, que as diferenciam.
Abstract: Terms as credibility and independence frequently are used in the field of journalism studies (MEYER, 2007; SERRA, 2006a, 2006b; CHRISTOFOLETTI & LAUX, 2007; COLODETI, 2016, ASSIS et al, 2017), but the relationship between credibility and independent journalism are not usually addressed. In a scenario of proliferation of journalism initiatives that assume the independence discourse, bringing this trait into its own identity (BATISTA E PATRÍCIO, 2017), in this paper we investigate the specificities of credibility building in the context of independent journalism. The subject of this work is Pública – Agência de Jornalismo Investigativo (AP). With a methodology based on the discourse analysis, examining the pages About Us and Transparency of the AP website. The results showed that we can find in this subject some values and dimensions from the convencional media, however there are specifics such as gender issues and transparency that differentiates them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49065
ISSN: 2236-4285
Appears in Collections:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_eve_rcblima.pdf426,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.