Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács
Título em inglês: Reflections on pedagogical-esthetic thinking of the comenius from theur interpreters, in the context of a dialogue with Marx and Lukács
Autor(es): Diogo, Ana Paula Sancho
Farias Junior, Lindolfo Ramalho
Costa, Frederico Jorge Ferreira
Palavras-chave: Tecnologia do livro didático;Arte e estética da didacografia;Metodologia Universal;Comenius, Johann Amos, 1592-1670
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica Arma da Crítica
Citação: DIOGO, Ana Paula Sancho; FARIAS JUNIOR, Lindolfo Ramalho; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Reflexões sobre o pensamento didático-estético de Comenius a partir de seus intérpretes, no contexto de um diálogo com Marx e Lukács. Revista Eletrônica Arma da Crítica, Fortaleza, ano 9, n. 11, p. 125-139, maio 2019.
Resumo: Este artigo expõe os resultados da pesquisa bibliográfica para fins de apresentação de seminário sobre o pensador Comenius na Disciplina Teorias da Educação e Formação de Professores no Curso de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Objetiva analisar a tecnologia do livro didático, a arte e a estética da didacografia como metodologia universal para o ensino proposto por Comenius na tentativa de perceber as nuances dessas objetivações humanas sob a visão crítica de Karl Marx e George Lukács. O método utilizado foi o materialismo histórico para a compreensão do objeto em estudo, visto que a herança das grandes produções humanas são linhas basilares para o pensamento marxiano. A análise bibliográfica é uma técnica de aproximação inicial que desvela a aparência do objeto pesquisado na busca de sua essência. Verifica-se que as categorias desenvolvidas por Comenius se distanciam daquelas desenvolvidas por Marx e Lukács, embora perceba-se que a educação do mundo capitalista do século XXI engendra uma forma de fazer educação comeniana em detrimento das possibilidades apontadas por Marx na formação do homem universal.
Abstract: This article exposes the bibliographic search results for seminar presentation purposes about the thinker Comenius in Discipline Theories of Education and Teacher Training in the Postgraduate Course in Education of the State University of Ceará. Aims to analyze textbook technology, the art and aesthetics of didacography as a universal methodology for the teaching proposed by Comenius in an attempt to perceive the nuances of these human objectifications under the critical view of Karl Marx and George Lukacs. The method used was historical materialism for understanding the object under study, whereas the heritage of the great human productions are baselines for Marxian thought. Bibliographic analysis is an initial approach technique that reveals the appearance of the searched object in search of its essence. The categories developed by Comenius differ from those developed by Marx and Lukács, although it is clear that the education of the 21st century capitalist world engenders a way of doing comenian education to the detriment of the possibilities pointed out by Marx in the formation of the universal man.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49039
ISSN: 1984-4735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_apsdiogolrfjunior.pdf218,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.