Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49022
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Francisco Zairton Martins. | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-23T17:52:17Z | - |
dc.date.available | 2019-12-23T17:52:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Francisco Zairton Martins. Avaliação da influência da afetividade da relação professor - aluno no processo ensino-aprendizagem de estudantes da disciplina de química do ensino médio. 2016. 73 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49022 | - |
dc.description.abstract | Affectivity is the ability of an individual to bring about changes in the other through coexistence and knowledge exchange, directly interfering with the emotional, cognitive, social affective development and in all human relationships. The purpose of this study was to verify how affectivity interferes in the teaching-learning process in the chemistry discipline, as well as to evaluate the posture of some teachers of private high schools. This work was developed through bibliographic research on the theme "affectivity in teaching and learning", analysis of data obtained from questionnaires answered by teachers and students, classroom discussions and development of the "monitor in action" project. Data collection was carried out in several classes of a private school in Fortaleza, specifically: the “monitor in action” project with 3 grades of 1st year and 3 classes of 2nd year, totaling 120 students; exploratory stage using a questionnaire with discursive questions for 5 teachers, and multiple choice questions for 5 3rd grade classes totaling 100 students. This study analyzed the contributions of the teacher-student relationship in the classroom, the teacher's posture during the content exposition and the didactics used to promote greater class participation and stimulate interest in the classes. From the obtained data it was possible to observe that the students thought that the teacher-student affection is very important for the learning, showed interest in the group activities, questioned in the dialogued classes and gave pertinent opinions for the progress of the classes, resulting in better results in the evaluations. . Teachers expressed concern about their postures in class, interest in the proposal of dialogued classes and the use of new didactic resources to make the classes more attractive such as documentaries, news, articles. In the current context in which we live, education should be understood as the process for the integral formation of students to exercise citizenship, associating the reality in which these students are inserted, making the learning of chemistry pleasurable and enriching, uniting teacher, student. and school. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química. | pt_BR |
dc.title | Avaliação da influência da afetividade da relação professor - aluno no processo ensino-aprendizagem de estudantes da disciplina de química do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A afetividade é a capacidade de um indivíduo provocar mudanças no outro através da convivência e da troca de conhecimentos, interferindo diretamente no desenvolvimento afetivo emocional, cognitivo, social e em todas as relações do ser humano. O propósito deste estudo foi verificar como a afetividade interfere no processo ensino aprendizagem na disciplina de química, bem como avaliar a postura de alguns professores de escolas particulares do ensino médio. Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica sobre o tema “afetividade no ensino aprendizagem”, análise de dados obtidos dos questionários respondidos por professores e alunos, discussões em sala de aula e desenvolvimento do projeto “monitor em ação”. A coleta de dados foi desenvolvida em várias turmas de uma escola particular de Fortaleza, especificamente: o projeto “monitor em ação” com 3 turmas de 1ºano e 3 turmas de 2° ano, totalizando 120 alunos; etapa exploratória utilizando questionário com perguntas discursivas para 5 professores, e questões de múltipla escolha para 5 turmas do 3º ano totalizando 100 alunos. Foram analisados neste estudo as contribuições da relação professoraluno em sala de aula, a postura do professor durante a exposição dos conteúdos e a didática utilizada para promover maior participação da turma e estimular o interesse nas aulas. Dos dados obtidos foi possível observar que os alunos acharam que a afetividade professor-aluno é muito importante para o aprendizado, mostraram interesse pelas atividades em grupo, questionaram nas aulas dialogadas e deram opiniões pertinentes para o avanço das aulas, resultando em melhores rendimentos nas avaliações. Os professores demonstraram preocupação com suas posturas em sala, interesse pela proposta de aulas dialogadas e pela utilização de novos recursos didáticos para tornar as aulas mais atrativas como documentários, notícias, artigos. No contexto atual em que vivemos, a educação deve ser compreendida como o processo para a formação integral dos estudantes para o exercício da cidadania, associando a realidade em que estes estudantes estão inseridos, tornando o aprendizado de química prazeroso e enriquecedor, unindo professor, aluno e escola. | pt_BR |
dc.title.en | Evaluation of the affectivity of the teacher - student relationship in the teaching - learning process of high school chemistry students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_fzmvasconcelos.pdf | 875,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.