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Type: TCC
Title: Uma abordagem diferenciada dos metais pesados contextualizada em efluentes industriais voltada para o ensino médio
Title in English: A differentiated approach to heavy metals contextualized in industrial effluents aimed at high school
Authors: Bezerra, Maria Aislânia Xavier
Advisor: Bonfim, Ruth Maria Vidal
Keywords: Metais pesados;Efluentes industriais;Contextualização;Química - Estudo e ensino;Química (Ensino médio)
Issue Date: 2015
Citation: BEZERRA, Maria Aislânia Xavier. Uma abordagem diferenciada dos metais pesados contextualizada em efluentes industriais voltada para o ensino médio. 2015. 44 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Abstract in Brazilian Portuguese: Metais pesados é um assunto que está sendo abordado, de modo recorrente, no nosso cotidiano e torna-se de grande importância no ensino médio. Para a compreensão dos estudantes em relação a esse conceito foi proposta uma abordagem diferenciada dos metais pesados contextualizada com a temática efluentes industriais, enfatizando definições, propriedades, características, vantagens, desvantagens no dia a dia e implicações ambientais. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo geral avaliar o conhecimento dos alunos sobre o conceito de metais pesados e sua relação com os efluentes industriais. Através das aulas expositivas, percebeu-se que, além de atingir de forma positiva no conhecimento adquirido, também, impactava na motivação dos jovens estudantes. Dessa forma, essa pesquisa teve por objetivo específico avaliar o conhecimento prévio dos alunos da escola Liceu Estadual através da aplicação de um questionário para averiguar o grau de aprendizado antes e depois do conteúdo repassado. Para se avaliar a viabilidade desse trabalho foi realizado um estudo diagnóstico com 40 estudantes do Ensino Médio, do turno tarde, da escola Liceu Estadual, de Maracanaú, além da realização de uma prática para demonstrar as propriedades dos metais pesados. Com base nos resultados, observou-se que os estudantes se mostraram, de certo modo, receptivos nas aulas. Portanto, a partir da experiência adquirida com o trabalho realizado dentro da escola constatou-se que é possível abordar metais pesados, de forma contextualizada, com efluentes industriais.
Abstract: Heavy metals is an issue that is being addressed in a recurrent way, in our daily lives andit is of great importance inhigh school. For the students’ understanding in relation to this concept a different approach was proposedto the contextual heavy metal themed industrial effluents,emphasizing definitions, properties, characteristics, advantages, disadvantages in everyday life and environmental implications. In this context, the work aimed to evaluate the students’ knowledge on the concept of heavy metals and its relationship with industrial effluents. Through lectures, it was noted that in addition to achieving a positive way in the acquired knowledge it also impacted the motivation of young students. Thus, this research had the objective of evaluating the students' prior knowledge of the State College school through theapplication of a questionnaire to assess the degree of learning before and after the transferred content. To evaluate the viability of this work a diagnosis study of 40 high school students was carried out, the afternoon shift, the State Lyceum school, Maracanaú, in addition to conducting a practice to demonstrate the properties of heavy metals. Based on the results, it was observed that the students were, in a way, responsive in class. Therefore, from experience gained from the work carried out within the school it was found that it is possibleto address heavy metals, in context, with industrial effluents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49010
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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